A rainha da lista
PublishNews, Redação, 02/10/2020
'Memórias' livro de Xuxa Meneghel estreou na lista dos mais vendidos alcançando o primeiro lugar da Lista Geral

Xuxa Meneghel | © Brunno Rangel
Xuxa Meneghel | © Brunno Rangel

Poucas pessoas marcaram tanto a infância de milhares de brasileiros – crianças e adultos – como Xuxa Meneghel. Durante as décadas de 1980 e 1990, a Rainha dos baixinhos apresentou programas de televisão, gravou álbuns infantis, filmes e garantiu até dois Grammys, um dos prêmios mais importantes da indústria musical. No final de setembro, seu livro Memórias (Globo Livros) foi lançado e nesta semana, a obra já fez sua estreia na Lista dos Mais Vendidos do PublishNews alcançando o lugar mais algo do pódio da Lista Geral ao vender 2.635 exemplares.

No livro, Xuxa conta sua história desde a infância, os namoros, o estouro na Globo com o Xou da Xuxa, as polêmicas, seu ativismo pela causa animal e pelos direitos das crianças, até chegar aos dias atuais. A obra conta ainda com orelha escrita por Rita Lee e mais de 100 fotos selecionadas pela atriz, cantora e apresentadora.

Fazendo companhia para Xuxa na Lista Geral estão Decida vencer (Gente), de Eduardo Volpato, na segunda posição com 2.007 cópias vendidas e Mais esperto que o diabo (Citadel), na terceira com 1.819.

Além do livro da Rainha dos baixinhos, a lista desta semana trouxe outras nove novidades. Em Não Ficção, categoria liderada por Memórias, também estrearam Um paciente chamado Brasil (Objetiva), do ex-ministro da saúde Henrique Mandetta, que garantiu a 10ª posição da lista com 245 exemplares vendidos na semana; Talvez você deva conversar com alguém (Vestígio) e O complô para destruir a democracia (Alta Books), empatados na 13ª com 214 cópias vendidas cada; e O grande sucessor, também da Alta Books, que ficou na 16ª posição.

A lista Infantojuvenil segue sob domínio da franquia de Anne de Green Gables, série de Lucy Maud Montgomery. Esta semana estrearam Anne de Windy Poplars (14º), Anne e a casa dos sonhos (16º) e Anne de Ingleside (17º), todos publicados pela Ciranda Cultural.

Em Negócios, o livro Design thinking – edição comemorativa 10 anos (Alta Books) fez sua estreia e em Autoajuda, a novidade foi o livro O poder do subconsciente (edição de bolso). A obra, que garantiu o 20º lugar da categoria também marca a estreia do selo Viva Livros, do Grupo Editorial Record.

No geral, a lista desta semana apresentou queda de 6% nas vendas em comparação com a semana passada. Negócios e Autoajuda puxaram esse número para baixo com queda de 18% cada. Ficção (12%), Não Ficção (9%) e Infantojuvenil (2%) ficaram no positivo.

No Ranking das Editoras, Citadel Grupo Editorial, Grupo Companhia das Letras e Intrínseca dividem a primeira posição com 10 títulos cada emplacados na lista. A segunda posição é dividida entre Ciranda Cultural e Sextante, com nove; e a terceira, ficou com a Alta Books, com sete livros na lista desta semana.

[02/10/2020 09:00:00]