Prêmio Jovens Talentos prorroga prazo de inscrições
PublishNews, Redação, 09/09/2020
Candidatos podem enviar suas inscrições até o próximo dia 16. Vencedor acompanhará a Feira do Livro de Frankfurt de 2021 com as despesas de passagem e hospedagem pagas, além de ajuda de custo de 500 euros.

Renovar para sobreviver. Essas deveriam ser – se não são – as palavras de ordem em qualquer indústria, em especial na do livro. E não há renovação sem a entrada de jovens profissionais nesse mercado tão competitivo. Afinal, é graças a eles que a indústria se mantém dinâmica e inovadora. É de olho nessa premissa que o PublishNews realiza, junto com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e a Feira do Livro de Frankfurt, o Prêmio Jovens Talentos cujas inscrições para a sua edição de 2020/21 foram prorrogadas até o próximo dia 16.

A ideia é reconhecer o trabalho de profissionais com até 35 anos que tenham feito algo de relevante para a indústria e dar a um deles uma viagem para acompanhar a Feira do Livro de Frankfurt, com as despesas de passagem e hospedagem pagas, além de ajuda de custo no valor de 500 euros.

Em 2020, devido às imposições da pandemia do covid-19, o Prêmio Jovens Talentos adotou um modelo um pouco diferente. A escolha se dará em duas etapas distintas que durarão até o início do segundo semestre de 2021. Na primeira etapa, serão escolhidos os cinco finalistas que serão anunciados no dia 25 de setembro. A escolha ficará a cargo de uma comissão formada pela vencedora da última edição, por Marifé Boix Garcia, vice-presidente da feira do Livro de Frankfurt e ainda por representante do PublishNews. A seu critério, os organizadores poderão convidar algum profissional reconhecido do mercado editorial ou da grande mídia para compor o júri.

Os cinco finalistas participarão da programação oficial da Feira do Livro de Frankfurt de 2020, em um painel no qual será apresentado ao mundo um panorama do mercado editorial brasileiro. A conversa será gravada no dia 29 de setembro e depois legendada para ser inserida na programação do evento internacional.

Ao longo do primeiro semestre de 2021, os finalistas participarão de uma agenda de encontros com o PublishNews, sendo festejados em diversas oportunidades. Em julho do ano que vem, acontecerá um pitching em que os cinco finalistas terão a oportunidade de defender a sua candidatura a um time de especialistas que decidirá, ao final, o vencedor que viajará para Frankfurt, em outubro.

A previsão é que o anúncio do ganhador seja feito na Casa PublishNews na Flip de 2021. Em Frankfurt, o vencedor será oficialmente apresentado ao mundo editorial ao lado de jovens talentos de outros países e participará de uma agenda oficial que constitui uma chance ímpar de circular entre os mais importantes players da indústria global do livro.

Inscrições

O espírito do Jovens Talentos segue absolutamente democrático. Portanto, não apenas profissionais da área editorial poderão ser contemplados, mas também das áreas de produção, marketing, comercial, divulgação, administrativa etc. Ou seja, qualquer pessoa que, dentro de sua função e especialidade, tenha contribuído de forma especial para a cadeia do livro pode concorrer. O prêmio inclusive é aberto a livreiros, freelances, empreendedores e, claro, funcionários de qualquer empresa ligada à cadeia do livro.

Para indicar alguém ou se inscrever, basta enviar um e-mail para inscricoes@premiojovenstalentos.com até às 19h (horário de Brasília) do dia 16 de setembro. O e-mail deve incluir, além de e-mail, telefone e foto do indicado, um testemunhal de até quatro mil caracteres explicando por que você ou a pessoa que você quer indicar merece o prêmio ou um vídeo com duração de cinco a 15 minutos apresentando a indicação. Tanto indicações de terceiros como próprias serão aceitas. É importante ressaltar no testemunhal as realizações do(a) indicado(a) e como ele(a) contribuiu para a indústria do livro, fazendo algo acima da média e de sua mera obrigação. Podem e devem ser enviados materiais de apoio à indicação, tais como cartas de referência de colegas e superiores, assim como qualquer forma de documentação que comprove as contribuições do(a) indicado(a), tais como relatórios de vendas, negócios fechados, receita gerada, estudos de eficiência, campanhas executadas, materiais editados etc. Sugerimos incluir o endereço de LinkedIn se o indicado(a) possuir.

[09/09/2020 10:00:00]