Publicidade
Publicidade
A periferia como centro
PublishNews, Redação, 24/08/2020
Convidado desta semana do Podcast do PublishNews é Antonio Eleilson Leite, responsável pela Câmara Periférica do Livro, coletivo que reúne 18 editoras nascidas na periferia de SP

Imagine uma cena literária efervescente onde a literatura periférica tem lugar de destaque central. Nesse ambiente, acontecem mais de 40 saraus de poesia e slams e dezenas de livros são lançados semanalmente por editoras situadas e atuantes na periferia de São Paulo. Isso existe e essas editoras estão se articulando com o objetivo de alcançar também os circuitos comerciais tradicionais.

A ONG Ação Educativa articulou uma ação entre 18 editoras periféricas e juntas criaram a Câmara Periférica do Livro (CPL). Uma associação pensada para criar estratégias de produção, gestão, comercialização e divulgação visando alcançar um público ainda mais amplo. Por meio de participação em eventos como as feiras da USP e Unesp, por exemplo, e criando a sua própria, a CPL vem crescendo, ganhando espaço e mostrando a importância do livro na economia criativa da periferia.

Para explicar melhor como surgiu a CPL, quem está por trás da iniciativa e ainda entender melhor as ideias e projetos da Câmara, o Podcast do PublishNews desta semana conversou com Antonio Eleilson Leite, coordenador da área de cultura da ONG Ação Educativa.

Na conversa que teve com a nossa equipe, ele observou que, no Brasil, a literatura ainda é muito vinculada às elites e o que se faz na periferia é tirá-la do pedestal e trazê-la para a vida cotidiana. Eleilson explicou que muito desse movimento tem a ver com o rap, um dos elementos do hip hop que quer dizer justamente ritmo e poesia.

“Tem muita gente publicando livros [nas periferias] e esses livros são distribuídos no bairro. [Há casos em que] são tiragens de 500 a mil exemplares que se esgotam em três meses”, comentou. “Todo slam e sarau tem vendas”, completou dizendo que a venda é feita ainda por redes sociais e em marketplaces. “As editoras da periferia têm pouca penetração no circuito comercial institucionalizado das livrarias e isso é uma das coisas que a gente quer superar com a Câmara Periférica do Livro”, concluiu.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.


Indicações

A indústria da cura
My way - A periferia de moicano
BIllions

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Podcast do PublishNews conversou com Juliana Borges, da Banca HG, e João Varella, da Livraria Gráfica, novos espaços para os livros na capital paulista
Podcast do PublishNews reuniu alguns clubes de assinaturas de livros para fazer um recorte sobre esse modelo de negócio
O adiamento se deu para trazer uma edição especial sobre a pesquisa Retratos da Leitura
Mariana Bueno, economista responsável pela pesquisa, participou do Podcast do PublishNews e explicou os detalhes do estudo divulgado na última semana
Podcast do PublishNews desta semana recebe Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, secretário de Relações Internacionais de SP, para falar dos planos de transformar a capital paulista em Capital Mundial do Livro em 2022
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Tomaz Adour, atual presidente da Liga Brasileira de Editores, está no PublishNews Entrevista desta semana
Em sua coluna, Julio Silveira fala sobre sua experiência na Feira do Livro de Lisboa que aconteceu mesmo com a pandemia do novo coronavírus
Podcast do PublishNews conversou com Juliana Borges, da Banca HG, e João Varella, da Livraria Gráfica, novos espaços para os livros na capital paulista
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Leitor, casei-me com ele.
Charlotte Brontë
Escritora inglesa (1816 – 1855)
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar