Publicidade
Publicidade
A periferia como centro
PublishNews, Leonardo Neto, 24/08/2020
Convidado desta semana do Podcast do PublishNews é Antonio Eleilson Leite, responsável pela Câmara Periférica do Livro, coletivo que reúne 18 editoras nascidas na periferia de SP

Imagine uma cena literária efervescente onde a literatura periférica tem lugar de destaque central. Nesse ambiente, acontecem mais de 40 saraus de poesia e slams e dezenas de livros são lançados semanalmente por editoras situadas e atuantes na periferia de São Paulo. Isso existe e essas editoras estão se articulando com o objetivo de alcançar também os circuitos comerciais tradicionais.

A ONG Ação Educativa articulou uma ação entre 18 editoras periféricas e juntas criaram a Câmara Periférica do Livro (CPL). Uma associação pensada para criar estratégias de produção, gestão, comercialização e divulgação visando alcançar um público ainda mais amplo. Por meio de participação em eventos como as feiras da USP e Unesp, por exemplo, e criando a sua própria, a CPL vem crescendo, ganhando espaço e mostrando a importância do livro na economia criativa da periferia.

Para explicar melhor como surgiu a CPL, quem está por trás da iniciativa e ainda entender melhor as ideias e projetos da Câmara, o Podcast do PublishNews desta semana conversou com Antonio Eleilson Leite, coordenador da área de cultura da ONG Ação Educativa.

Na conversa que teve com a nossa equipe, ele observou que, no Brasil, a literatura ainda é muito vinculada às elites e o que se faz na periferia é tirá-la do pedestal e trazê-la para a vida cotidiana. Eleilson explicou que muito desse movimento tem a ver com o rap, um dos elementos do hip hop que quer dizer justamente ritmo e poesia.

“Tem muita gente publicando livros [nas periferias] e esses livros são distribuídos no bairro. [Há casos em que] são tiragens de 500 a mil exemplares que se esgotam em três meses”, comentou. “Todo slam e sarau tem vendas”, completou dizendo que a venda é feita ainda por redes sociais e em marketplaces. “As editoras da periferia têm pouca penetração no circuito comercial institucionalizado das livrarias e isso é uma das coisas que a gente quer superar com a Câmara Periférica do Livro”, concluiu.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.


Indicações

A indústria da cura
My way - A periferia de moicano
BIllions

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Podcast do PN destaca o mercado português de livros. Simone Paulino, da Nós, e Jaime Mendes, da distribuidora Saudade, são os convidados dessa semana.
Podcast desta semana recebeu Luciana Benatti, a criadora da Dita Livros, e Johanna Stein, da nova livraria Gato Sem Rabo
Podcast do PublishNews conversou com André Fonseca, editor sênior da Citadel, e J.A. Ruggeri, gerente de aquisições da Alta Books, para entender o crescimento das obras das respectivas editoras nas listas dos mais vendidos
Para falar sobre todo o investimento, análise e dificuldades para se aprovar uma obra no PNLD, o Podcast do PublishNews conversou com Alessandro Gerardi, da Universo dos Livros, e Rafaela Fernandes Lamas, da Autêntica
Podcast do PublishNews recebeu Gabriela Dias, especialista em conteúdo multiplataforma, e Paulo Henrique Santo Pedro, co-fundador da Fênix Editorial, para falarem sobre as mudanças no edital
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua crônica do mês, Luciana Pinsky fala sobre o ato de nadar para relaxar e pensar na vida
Podcast do PN destaca o mercado português de livros. Simone Paulino, da Nós, e Jaime Mendes, da distribuidora Saudade, são os convidados dessa semana.
Mais uma vez, o telefone tocou na agência fictícia criada por Marisa Moura. Dessa vez, uma agente concorrente liga para fazer uma proposta para a misteriosa (e engraçada) funcionária
Podcast desta semana recebeu Luciana Benatti, a criadora da Dita Livros, e Johanna Stein, da nova livraria Gato Sem Rabo
Através do enredo, vou tramando as minhas denúncias nos romances e nos contos. Mas sempre disfarçadamente, com uma certa névoa de sombra ou de mistério.
Lygia Fagundes Telles
Escritora brasileira
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar