Departamento do Livro da Secretaria Especial da Cultura tem novo titular
PublishNews, Leonardo Neto, 21/08/2020
O professor Emir José Suaiden foi nomeado titular do órgão responsável pela formulação, implementação, monitoramento e avaliação da política da Secretaria Especial da Cultura no campo do livro e da leitura

O professor Emir José Suaiden foi nomeado titular do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas | © Rodolfo Grilu/Secom UnB
O professor Emir José Suaiden foi nomeado titular do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas | © Rodolfo Grilu/Secom UnB
O Diário Oficial da União desta sexta-feira (21) trouxe a nomeação de Emir José Suaiden para o cargo de diretor do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), órgão responsável pela formulação, implementação, monitoramento e avaliação da política da Secretaria Especial da Cultura no campo do livro e da leitura.

Suaiden é professor titular da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB), mesma instituição de ensino superior que se graduou em 1971. O novo titular da DLLLB tem mestrado em Ciência da Informação pela Universidade da Paraíba e doutorado pela Universidad Complutense e pós-doutorado pela Universidad Carlos III, ambas em Madrid (Espanha).

Nos anos 1970, Suaiden foi diretor-adjunto do Instituto Nacional do Livro, quando colaborou com a implantação do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, no sistema de coedição de livros e na propagação de uma política de leitura.

Já nos anos 2000, ajudou a desenvolver uma metodologia de inclusão digital para a inclusão social que resultou na Lei nº 3.275 do Governo do Distrito Federal, que tornou obrigatória a sua utilização no ensino público nesta unidade da federação. Em 2017, o Conselho Regional de Biblioteconomia entregou ao professor a Medalha Rubens Borba de Moraes, homenagem dada a profissionais da biblioteconomia que apresentam projetos que impactem positivamente a sociedade.

No governo Bolsonaro, o DLLLB teve como titular o bibliotecário Aquiles Alencar Brayner, que permaneceu no cargo por menos de uma semana. Saiu depois de criticado por apoiadores do presidente da República.

[21/08/2020 09:30:00]