Secretaria Especial da Cultura revoga nomeação de diretor do Livro, Leitura e Bibliotecas
PublishNews, Redação, 24/04/2020
O bibliotecário Aquiles Alencar Brayner tinha sido nomeado para o cargo, mas diante da grita de bolsonaristas, governo recuou

No último dia 17, o Diário Oficial da União trouxe a nomeação do bibliotecário Aquiles Alencar Brayner para o cargo de diretor do Departamento do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), órgão ligado à Secretaria Especial da Cultura que estava sem um titular desde a saída de Guilherme Relvas ainda no governo Temer.

No entanto, o governo recuou e resolveu revogar, nesta quinta-feira (23), a nomeação de Brayner. A decisão veio depois que bolsonaristas acusaram o pesquisador de “esquerdista infiltrado”.

Além de bibliotecário, Aquiles é psicólogo e possui doutorado em literatura brasileira pelo King’s Colllege. Ele é também curador digital da Biblioteca Britânica.

O DLLLB é responsável pela formulação, implementação, monitoramento e avaliação da política da Secretaria Especial da Cultura no campo do livro e da leitura. Em 2014, passou a incorporar na sua estrutura o Sistema Nacional de Bibliotecas (SNBP); o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler); e a Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles, além das Coordenações-Gerais de Leitura e de Literatura e Economia do Livro.

[24/04/2020 10:20:00]