
O título usado no mês passado poderia ser aplicado novamente nesta edição que apura o período de 15 de junho a 12 de julho. A presença de autores negros continua sendo um fato. Mas o destaque desta vez vai para Conceição Evaristo, que estreia na lista do PublishNews com Olhos d´água (Pallas), ocupando a posição de número seis de Ficção, coladinho com Amoras (Companhia das Letras), de Emicida, que fechou o mês na quinta posição.
Não Ficção é liderada por Pequeno manual antirracista (Companhia das Letras), de Djamila Ribeiro, e conta ainda com Quarto de despejo (Ática), de Carolina Maria de Jesus, na lanterninha.
Além de Olhos d’água, a lista trouxe outras duas novidades nesse mês. Em Não Ficção, apareceu pela primeira vez Projeto Nacional: o dever da esperança (LeYa), de Ciro Gomes. No livro, o político apresenta uma análise da crise política e econômica e convida o leitor a debater as principais questões que atrapalham o desenvolvimento do país. Projeto Nacional ficou na terceira posição da categoria.
O outro estreante está em Ficção e é Um anjo de mochila azul (Novo Século), do comediante Diogo Almeida. No livro, ele conta a história de Francis, uma professora recém-separada, endividada, afastada do filho, e decepcionada com a docência. No entanto, a chegada de um sarcástico e misterioso estudante faz com que Francis encontre esperanças onde ela jamais imaginou, e grandes surpresas e revelações estão à sua espera.
O Ranking Geral das Editoras é liderado pelo Grupo Companhia das Letras, que emplacou oito títulos no mês. O segundo lugar ficou com a Globo, com seis, e o terceiro, com a Sextante, que colocou cinco títulos na lista. Buzz e Gente, com três cada; Grupo Editorial Record, HarperCollins Brasil, Novo Século, Planeta e Somos, com dois cada; e Ediouro, Intrínseca, LeYa, Pallas e Rocco, com um título cada, também pontuaram nesse mês.