Conceição Evaristo estreia nas listas dos mais vendidos do PublishNews
PublishNews, Leonardo Neto, 06/08/2020
Escritora apareceu na posição de número seis de Ficção da Lista Nielsen PublishNews, aquela que apura os autores nacionais mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento brasileiros

Djamila Ribeiro, Conceição Evaristo, Carolina Maria de Jesus e Emicida são destaques da Lista Nielsen PublishNews deste mês
Djamila Ribeiro, Conceição Evaristo, Carolina Maria de Jesus e Emicida são destaques da Lista Nielsen PublishNews deste mês
No mês passado, quando saiu a Lista Nielsen PublishNews, a nossa redação destacou o protagonismo negro na lista que apura os autores nacionais mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento brasileiros de todo o país. O destaque ia, naquela ocasião, para Ana Maria Gonçalves, Djamila Ribeiro, Emicida e Machado de Assis que brilharam no mês passado.

O título usado no mês passado poderia ser aplicado novamente nesta edição que apura o período de 15 de junho a 12 de julho. A presença de autores negros continua sendo um fato. Mas o destaque desta vez vai para Conceição Evaristo, que estreia na lista do PublishNews com Olhos d´água (Pallas), ocupando a posição de número seis de Ficção, coladinho com Amoras (Companhia das Letras), de Emicida, que fechou o mês na quinta posição.

Não Ficção é liderada por Pequeno manual antirracista (Companhia das Letras), de Djamila Ribeiro, e conta ainda com Quarto de despejo (Ática), de Carolina Maria de Jesus, na lanterninha.

Além de Olhos d’água, a lista trouxe outras duas novidades nesse mês. Em Não Ficção, apareceu pela primeira vez Projeto Nacional: o dever da esperança (LeYa), de Ciro Gomes. No livro, o político apresenta uma análise da crise política e econômica e convida o leitor a debater as principais questões que atrapalham o desenvolvimento do país. Projeto Nacional ficou na terceira posição da categoria.

O outro estreante está em Ficção e é Um anjo de mochila azul (Novo Século), do comediante Diogo Almeida. No livro, ele conta a história de Francis, uma professora recém-separada, endividada, afastada do filho, e decepcionada com a docência. No entanto, a chegada de um sarcástico e misterioso estudante faz com que Francis encontre esperanças onde ela jamais imaginou, e grandes surpresas e revelações estão à sua espera.

O Ranking Geral das Editoras é liderado pelo Grupo Companhia das Letras, que emplacou oito títulos no mês. O segundo lugar ficou com a Globo, com seis, e o terceiro, com a Sextante, que colocou cinco títulos na lista. Buzz e Gente, com três cada; Grupo Editorial Record, HarperCollins Brasil, Novo Século, Planeta e Somos, com dois cada; e Ediouro, Intrínseca, LeYa, Pallas e Rocco, com um título cada, também pontuaram nesse mês.

[06/08/2020 10:10:00]