Suzano nega pressão para compra de papeis
PublishNews, Redação, 05/08/2020
Editores relataram que fabricante de papel estava pressionando para que voltassem a comprar insumos no momento em que muitos suspenderam lançamentos e reimpressões por conta da pandemia

Uma das primeiras estratégias das editoras, assim que foram decretadas a pandemia e as consequentes medidas de isolamento social, foi suspender lançamentos e reimpressões. Isso, evidentemente, teve um impacto direto na fabricação de papel. Nesta terça-feira (04), Lauro Jardim publicou, em sua coluna n’O Globo, uma nota sobre uma “crise” entre editoras e a Suzano, fabricante do papel Polén, próprio para a impressão de livros.

De acordo com o colunista, a Suzano teria enviado um comunicado a editores avisando que, quem não comprar papel, teria o seu cadastro cancelado e, consequentemente, perderiam a condição comercial conquistada ao longo dos anos.

A Suzano, no entanto, negou a existência de tal comunicado. Em nota oficial enviada à redação do PublishNews, a empresa reforçou que “não há qualquer procedimento interno que preveja tal prática”.

O PublishNews conversou com alguns editores. Eles confirmaram que, de fato, não houve um comunicado. A conversa foi por telefone ou mensagens de textos ou áudio enviadas via aplicativos de comunicação. Houve vendedores da Suzano que, inclusive, recomendaram que editores fizessem uma compra mínima para manter a sua pontuação junto à indústria.

Na mesma nota, a Suzano reforça que, desde o início da pandemia, “a companhia tem empreendido esforços para apoiar sua cadeia de clientes e demais públicos de relacionamento” e que lançou, há um mês, o programa "Tamo Junto", que oferece crédito e a possibilidade de renegociação de dívidas de papelarias, copiadoras, gráficas e editoras de pequeno e médio portes. Segundo a indústria, o programa já beneficiou 35 mil clientes.

Confira abaixo a íntegra da nota da Suzano

"A empresa nega a existência de comunicado que traga qualquer menção a eventual cancelamento de cadastro de clientes e, em adição, reforça que não há qualquer procedimento interno que preveja tal prática.

Vale lembrar que, desde o início da pandemia, a companhia tem empreendido esforços para apoiar sua cadeia de clientes e demais públicos de relacionamento.

Há um mês, por exemplo, a empresa lançou o Programa Tamo Junto, que previa a oferta de crédito e a possibilidade de renegociação de dívidas de papelarias, copiadoras, gráficas e editoras de pequeno e médio porte, além da doação de materiais de comunicação e kits de prevenção para uso diário em pontos de venda. Esse conjunto de iniciativas beneficiou um total de aproximadamente 35 mil clientes.

A companhia também doou papelcartão para a fabricação (1) de 5 milhões de copos de papel, produzidos por convertedores e doados a hospitais e administrações municipais de diferentes estados do país; (2) de protetores faciais produzidos por parceiro e doados para o Ministério da Saúde; e (3) de embalagens usadas para facilitar o manuseio de álcool líquido 70% doado por uma empresa parceira a caminhoneiros, pessoas em situação de rua e hospitais, entre outros públicos.

Tais iniciativas fazem parte de um conjunto de medidas implementadas desde o início da pandemia e que visam auxiliar no combate à propagação do novo coronavírus e no tratamento de pessoas diagnosticadas com o vírus. Essas ações podem ser consultadas no endereço eletrônico www.suzanocontraocoronavirus.com.br.

A companhia coloca à disposição de seus clientes do segmento Papel o e-mail marketing@suzano.com.br para o esclarecimento de dúvidas e o envio de sugestões ou reclamações."

Tags: Pólen, Suzano
[05/08/2020 10:40:00]