Mário de Andrade, Caio Fernando Abreu e Rubem Fonseca juntos na lista
PublishNews, Leonardo Neto, 31/07/2020
Box que reúne ‘O melhor’ dos quatro escritores brasileiros estreia na lista, ocupando a quinta posição da Lista de Ficção

Rubem Fonseca, Caio Fernando Abreu e Mario de Andrade | © Michelle Rizzo
Rubem Fonseca, Caio Fernando Abreu e Mario de Andrade | © Michelle Rizzo

Em 2015, quando comemorava o seu 50º aniversário, a Nova Fronteira lançou a coleção O melhor de, antologias de grandes nomes da literatura brasileira. Três destes nomes foram reunidos no box O melhor de Mário de Andrade, Caio Fernando Abreu e Rubem Fonseca lançado no ano seguinte. Nesta semana, a coletânea destes grandes contistas e cronistas brasileiros veio parar na lista, ocupando a quinta posição da Lista de Ficção, com 295 unidades comercializadas. Em dezembro de 2018, o volume já tinha aparecido na Lista Nielsen PublishNews, aquela que apura os autores nacionais mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento do Brasil, mas é inédito na lista semanal.

Na comparação com a semana anterior, os números gerais da lista apresentam queda de 14%. Ficção (-48%) e Não Ficção (-26%) pesaram muito nessa contabilidade.

O Ranking Geral segue liderado por DNA da cocriação (Gente), de Elainne Ourives, com 2.759 unidades vendidas. Mais esperto que o diabo (CDG), de Napoleon Hill, ficou em segundo, com 1.974. Aqui é bom ressaltar que o clássico da autoajuda ocupa o segundo lugar do Ranking Anual Parcial de 2020, com 66.671 unidades vendidas desde janeiro e está a menos de três mil exemplares de distância de A sutil arte de ligar o foda-se, que ocupa o primeiro lugar e é bicampeão da categoria Livro do Ano do Prêmio PublishNews (2018 e 2019). Do mil ao milhão (HarperCollins), de Thiago Nigro, com 1.716 completa o pódio semanal.

Voltando a falar das novidades, outros dois estreantes pontuaram em Ficção: a “dark edition” de Drácula (DarkSide), de Bram Stocker, ocupa a posição de número 14, com 139, e Uma noiva rebelde (Arqueiro), de Julia Quinn, ficou na 16ª posição, com 128.

Em Infantojuvenil, a Coleção especial Anne de Green Glabes (Ciranda Cultural), de Lucy Maud Montgomery, ganha posição de destaque, sendo a vice-líder na categoria, com 437 cópias vendidas.

Outras três novidades em Autoajuda completam o time de estreantes da semana: O melhor de mim (Alta Life), de Mike Bayer, na 14ª posição, com 286; Hábitos atômicos (Alta Life), de James Clear, na 15ª, com 269, e Criando com empatia (Senac), de Bia Lombardi, na 19ª, com 243.

A Sextante volta pro topo da lista, com 13 títulos emplacados ao longo da semana. O Grupo Companhia das Letras, com dez, ficou em segundo e o bronze ficou dividido entre o Citadel Grupo Editorial e a Rocco, com oito cada.

[31/07/2020 09:50:00]