‘Eles têm poder demais’, diz deputado americano sobre as grandes empresas de tecnologia
PublishNews, Redação, 30/07/2020
CEOs da Amazon, Facebook, Google e Apple foram sabatinados por congressistas americanos que colocaram seus negócios contra a parede

Deputado Kelly Armstrong questiona Jeff Bezos | Reprodução
Deputado Kelly Armstrong questiona Jeff Bezos | Reprodução
Em audiência histórica no Congresso americano, CEOs de grandes plataformas tecnológicas foram sabatinados ao longo de quase seis horas pelo comitê antitruste da Câmara dos Deputados. No centro dos debates, estiveram temas como concorrência desleal, privacidade dos usuários e interferência em eleições.

A sessão aconteceu nesta quarta-feira (29) e reuniu Jeff Bezos, da Amazon; Mark Zuckerberg, do Facebook; Sundar Pichai, do Google, e Tim Cook, da Apple. Na sabatina com os congressistas, seus modelos de negócios foram questionados e analistas acreditam que isso poderá ditar o futuro do setor no mundo.

O encontro dos CEOs com os deputados faz parte de uma investigação que já dura mais de um ano e já reuniu mais de 1,3 milhão de documentos. O deputado democrata David Cicilline, que presidiu a sessão, concluiu o encontro ressaltando que são empresas muito poderosas. “Eles têm poder demais”, disse. O parlamentar defendeu que elas precisam ser mais bem reguladas, sugeriu que o monopólio exercido por elas deve ter um fim e que poderão ser obrigadas a vender algumas de suas unidades.

O uso de dados de consumidores e de concorrentes pelas gigantes de tecnologia ganhou destaque na sabatina. A Amazon é acusada de usar dados de parceiros do seu marketplace para determinar os produtos que a empresa de Jeff Bezos colocará no mercado. Cicilline chegou a comparar a Amazon à heroína: no início dá uma sensação boa, mas depois gera uma dependência devastadora.

Em sua defesa, o poderoso de Seattle disse que a empresa tem uma política para prevenir isso, mas ao ser posto contra a parede pela deputada democrata Pramila Jayapal, declarou que não teria como garantir que a prática nunca tenha sido violada.

A Amazon também é acusada no âmbito destas investigações de praticar preços anticompetitivos para afetar concorrentes. No centro desta acusação está o site Diapers.com, especializado na venda de fraldas e produtos para bebê, adquirido por Bezos em 2010 por um preço abaixo do mercado.

As conclusões das investigações devem ser divulgadas ainda neste trimestre. Os resultados – tanto da investigação, quanto da sessão – servirão para moldar uma nova legislação de monopólio e de combate ao truste.

[30/07/2020 10:10:00]