De casa nova: Carolina Maria de Jesus na Companhia das Letras
PublishNews, Redação, 20/07/2020
Editora irá recuperar os textos de Carolina a partir dos cadernos originais e publicará ainda diversos títulos, como escritos memorialísticos, romances, poesia e narrativas curtas. Projeto não contempla 'Quarto de despejo'

A Companhia das Letras anunciou no fim da última semana que passará a publicar a obra de Carolina Maria de Jesus, que ficou conhecida pelo livro Quarto de despejo: Diário de uma favelada (1960). A obra, organizada pelo jornalista Audálio Dantas e publicada pela Editora Ática é a única que não fará parte do novo projeto da Companhia.

Nascida em Sacramento (MG), em 1914, a escritora viveu a maior parte da vida em São Paulo (na favela do Canindé, em Santana e em Parelheiros) e exerceu diversos trabalhos informais. Em cadernos que encontrava no lixo, deixou uma extensa produção literária. Mas muitos de seus escritos permanecem inéditos ou fora de circulação há décadas.

A Companhia, irá recuperar os textos de Carolina a partir dos cadernos originais, espalhados por diversos acervos pelo Brasil. O projeto da editora incluirá diversos títulos, como escritos memorialísticos, romances, poesia, música, teatro e narrativas curtas, entre outros. A edição da obra será supervisionada por um conselho editorial composto por Vera Eunice de Jesus, filha de Carolina, pela escritora Conceição Evaristo e pelas pesquisadoras Amanda Crispim, Fernanda Felisberto, Fernanda Miranda e Raffaella Fernandez.

O primeiro lançamento será Casa de alvenaria, parte integrante da série Cadernos de Carolina, que publicará os diários da escritora buscando a integridade dos manuscritos originais. O livro retoma o título de 1961, porém ganha edição completamente refeita e ampliada. A ideia é que o leitor tenha um registro detalhado e completo da experiência de Carolina após se mudar para o bairro de Santana, e de sua luta pelo reconhecimento como escritora.

Outros volumes da série incluirão cadernos que retratam a vida na favela, suas viagens e os últimos registros memorialísticos da escritora.

[20/07/2020 10:40:00]