Bienal sem Companhia
PublishNews, Redação, 17/06/2020
Companhia das Letras decidiu não participar presencialmente do evento que está marcado para começar no dia 30 de outubro

Uma pequena nota publicada na edição impressa do jornal O Globo desta quarta-feira (17) acendeu o alerta laranja: a Companhia das Letras decidiu não participar da 26ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, marcada para acontecer entre os dias 30 de outubro e 8 de novembro.

Em comunicado enviado ao PublishNews, a editora manifestou sua preensão com os eventos de massa durante a pandemia. "Caso a feira este ano seja presencial, não estaremos com um estande como de costume, mas nos comprometemos com outro tipo de apoio. Em nossa opinião, é preciso reinventar eventos de massa este ano no país." A Companhia frisou ainda que a nota publicada no jornal O Globo traz um título pejorativo que não reproduz sua posição em relação à CBL. "Não estamos fora da discussão por uma Bienal criativa e sem riscos aos visitantes e funcionários", diz no comunicado. "Isso não significa que não prestigiaremos a CBL em suas atividades em defesa do livro e da leitura no Brasil".

A Câmara Brasileira do Livro (CBL), realizadora do evento, informou que já foram comercializados 89% dos espaços e, por nota, disse que tem acompanhado atentamente os desdobramentos da Pandemia da Covid-19 e os planos de retomada das autoridades competentes. “Estamos constantemente avaliando os cenários, sempre colocando em primeiro lugar a segurança dos visitantes e expositores, cuja participação é uma decisão de cada empresa e que respeitamos”, diz o documento.

Confira a íntegra da nota da Companhia das Letras

A Companhia das Letras entende a tradicional Bienal do Livro como a grande festa e homenagem ao livro e aos escritores na cidade de São Paulo. Somos associados e parceiros da Câmara Brasileira do Livro nesse evento fundamental.

Manifestamos – como é natural – nossa apreensão com os eventos de massa durante a pandemia do Coronavirus, mas isso não significa que não prestigiaremos a CBL em suas atividades em defesa do livro e da leitura no Brasil. Caso a feira este ano seja presencial, não estaremos com um estande como de costume, mas nos comprometemos com outro tipo de apoio. Em nossa opinião, é preciso reinventar eventos de massa este ano no país.

A nota publicada no jornal O Globo traz um título pejorativo que não reproduz nossa posição em relação à CBL. Não estamos fora da discussão por uma Bienal criativa e sem riscos aos visitantes e funcionários.

Confira a íntegra da nota da CBL

A Bienal Internacional do Livro de São Paulo tem acompanhado atentamente os desdobramentos da Pandemia da Covid-19 e os planos de retomada das autoridades competentes. Estamos constantemente avaliando os cenários, sempre colocando em primeiro lugar a segurança dos visitantes e expositores, cuja participação é uma decisão de cada empresa e que respeitamos.

[17/06/2020 11:00:00]