A vez dos boxes
PublishNews, Redação, 08/05/2020
Minicoleções de livros ganham espaços na Lista dos Mais Vendidos durante a quarentena

A Lista dos Mais Vendidos continua mexida, como tem acontecido desde o fechamento das lojas físicas como medida de contenção da disseminação do novo coronavírus. E esse terremoto, com vários tremores secundários, fez emergir os boxes, as minicoleções de livros reunidas em caixas. Dos 20 títulos da Lista de Ficção, seis são boxes, incluindo os três primeiros colocados: Jane Austin (Martin Claret), com 340 cópias; O essencial Sherlock Holmes (Aeroplano), com 228, e Nórdicos (Pandorga), com 218. Fenômeno parecido é notado em Infantojuvenil, liderada pelo box Alice no País das Maravilhas (Pandorga), que vendeu 389 cópias garantindo também o quarto lugar da Lista Geral. A categoria trouxe outros três boxes.

No topo da Lista de Não Ficção está o box O essencial da psicologia (Aeroplano), com 217. Além dele, outras três coleções aparecem na categoria. Em Negócios, outros dois: O essencial da estratégia (Novo Século), com 180, e Paulo Vieira (Gente), com 80.

A presença desse tipo de produto na lista pode estar diretamente ligada a descontos agressivos, que em alguns casos pode ultrapassar os 40%.

O Ranking Geral é liderado por Decida vencer (Gente), de Eduardo Volpato, com 1.562 cópias. Mais esperto que o diabo (CDG), de Napoleon Hill, ocupa o segundo degrau, com 1.203. Todo santo dia (Literare Books), de Andreza Carício, voltou ao pódio, levando a medalha de bronze ao vender 920 exemplares.

A lista trouxe cinco novidades nessa semana. Em Negócios, apareceu À noite o Sol não some (Literare Books), de Paulo Sergio Buhrer. Foram 316 cópias vendidas, número suficiente para assegurar a segunda posição da categoria e a sétima do Ranking Geral. Na quinta posição de Não Ficção, apareceu pela primeira vez Além da prevenção (Citadel), de Edmond Saab Jr., com 121 e na 12ª dessa mesma categoria, estreou Conservadorismo (Record), do filósofo conservador inglês Roger Scruton, com 98.

Em Ficção, o estreante foi A última festa (Intrínseca), de Lucy Foley, que ocupa a 17ª posição da lista, com 54 exemplares vendidos. E, em Autoajuda, o estreante é 500 dias sem/com você (Crivo), de Samantha Silvany. Foram 49 cópias vendidas, garantindo o último lugar da categoria. O livro marca também a estreia da Crivo na Lista.

O Ranking Geral das Editoras é liderado pelo Citadel Grupo Editorial, que emplacou sete títulos nessa semana. A prata ficou dividida entre quatro editoras que colocaram seis livros no Ranking: Buzz, Grupo Companhia das Letras, Pandorga e Planeta. E o bronze com outras quatro: Gente, Globo, Grupo Editorial Record e Sextante que emplacaram quatro títulos cada.

[08/05/2020 10:00:00]