Edições econômicas e de bolso ganham espaço na Lista Nielsen PublishNews
PublishNews, Leonardo Neto, 15/04/2020
Entre os destaques está o livro ‘Nove noites’, de Bernardo Carvalho que tem aparecido nas listas graças a sua indicação como obra para o vestibular da Fuvest

A Lista Nielsen PublishNews é um compilado dos 40 livros de autores nacionais mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento monitorados pela Nielsen. São 20 títulos na categoria Ficção e outros 20 em Não Ficção. No período de 1º a 22 de março, um fenômeno curioso chama a atenção. É que dos 20 livros que aparecem na Lista de Ficção, cinco são edições de bolso ou econômicas. No mês passado, esta mesma categoria trouxe apenas duas versões econômicas. Em Não Ficção, essa taxa cai e apenas dois são edições econômicas, mesmo número apurado no mês anterior.

Outra coisa que chama a atenção é a presença de três livros indicados como leitura obrigatória em importantes vestibulares. Da lista do vestibular da Unicamp, está Quarto de despejo (Ática), de Maria Carolina de Jesus, que ocupa a 16ª posição da lista de Não Ficção. Da lista da Fuvest, vieram Angústia (Record), de Graciliano Ramos, na nona posição de Ficção, e Nove noites (Companhia de bolso), de Bernardo Carvalho (na foto ao lado), estreante que ocupa o 15º lugar da mesma categoria.

Em Ficção, o livro mais vendido foi Prisioneiros da mente (HarperCollins), de Augusto Cury. As aventuras de Mike (Outro Planeta / Planeta) ficou em segundo lugar e a edição econômica de O homem mais inteligente da história (Sextante), também de Cury, completa o pódio.

Do mil ao milhão (HarperCollins), de Thiago Nigro, lidera Não Ficção. Seja foda! (Buzz), de Caio Carneiro terminou o mês de março em segundo lugar. Especialista em pessoas (Gente), de Tiago Brunet, estreia na lista ocupando a terceira posição de Não Ficção.

O Ranking Geral das Editoras é liderado pela Sextante que emplacou cinco títulos. Buzz e Gente dividiram a prata, com quatro títulos cada. O Grupo Companhia das Letras, o Grupo Editorial Record, a Planeta, a Santillana e a Somos Educação ficaram empatadas com três títulos cada e garantiram o bronze. Girassol Brasil (2 títulos), Globo (2), HarperCollins Brasil (2), Melhoramentos (2), Ediouro (1), Intrínseca (1), Rocco (1) e Vozes (1) também pontuaram.

[15/04/2020 10:50:00]