Publicidade
Publicidade
Digitalizando os pequenos e médios empreendedores
PublishNews, Talita Facchini, 06/04/2020
Podcast do PublishNews conversou com Mariana Castriota e Cristiane Carvalho Davison, do Magalu, para saber sobre as novas plataformas digitais de vendas que pretendem colocar micro e pequenos empreendedores no mundo digital

O país tem cerca de cinco milhões de empresas varejistas, a maioria delas com faturamento de até cinco milhões de reais. No entanto, estima-se que apenas cerca de cinquenta mil atuam no comercio digital, ferramenta que se tornou indispensável nesse momento em que a pandemia de covid-19 nos obriga a estar em isolamento social. Com as lojas fechadas, as varejistas precisam achar alternativas para sobreviver e pensando nisso, o Magalu lançou duas plataformas digitais de vendas para colocar esses micro e pequenos empreendedores no mundo digital e permitir que eles vendam seus produtos na internet. Por isso, o Podcast do PublishNews recebeu nesta edição Mariana Castriota, gerente do Parceiro Magalu Empresa, e Cristiane Carvalho Davison, gerente de produtos da Magalu.

Lançado no último dia 31, o projeto do Parceiro Magalu Empresa já estava em andamento, mas foi colocado no ar em 10 dias, por conta da urgência do momento. Mariana explicou que a ideia é justamente auxiliar o lojista de porta de loja, que está com seu negócio na rua e que em decorrência dessa pandemia, teve que fechar as portas e ainda não arrumou uma solução para trazer receita para o seu negócio. “O Parceiro Magalu Empresa nada mais é do que uma plataforma de gestão simplificada da loja. Ele tem milhares de facilidades dentro dessa plataforma”, contou. Uma dessas facilidades é a possibilidade de fazer o inventário do estoque, subir os produtos com o código de barras e monitorar os clientes.

Uma vez feito o cadastro, os pequenos lojistas estarão conectados dentro do site e, futuramente, às lojas físicas do Magalu. Sobre o cadastro, Mariana ressalta que o único critério é poder emitir nota fiscal. “Tudo o que está relacionado à logística, nós que fazemos. [...] e ele não tem custo absolutamente nenhum nesse processo de entrega”, explicou, adiantando ainda que o projeto é perene e que faz parte do plano da varejista de “digitalizar o Brasil”.

Há duas semanas no ar, a plataforma já conta com muitas adesões e alguns cases que deram certo. Mas sobre a categoria de Livros, especificamente, – que completa um ano no e-commerce do Magalu em abril – Mariana adiantou que está entre uma das categorias que teve aumento de procura no site. “Esse mercado livreiro também está crescendo nesse ambiente on-line”, e Cristiane complementou: “A partir da segunda semana [pós isolamento] a gente sentiu uma estabilidade. [...] Agora com essa oportunidade da quarentena, muitas pessoas estão buscando ocupação para pessoa própria, ou seja, um livro que ela mesma quer ler, ou dar para os filhos [...] e o livro vem de encontro a isso e contribui bastante. Então a gente já sente uma recuperação e um crescimento nas vendas nos últimos dias”.

Durante a conversa, Mariana e Cristiane explicaram outras funcionalidades da plataforma e deram dicas de como participar da nova plataforma e fazer o negócio realmente dar certo.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro, da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas, e da Auti Books, dê ouvidos a sua imaginação, escute Audiobooks. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.


Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
Em 2026, a jornalista criou o Clube da Milly, projeto de leitura e formação política que une livros, debates públicos e discussões sobre feminismo, raça e economia
Recém-empossado na Academia Brasileira de Letras, escritor fala sobre seus professores, reflete sobre a crítica literária e compartilha detalhes do seu método de trabalho
Episódio especial tem participação de finalistas da 10ª edição da maior premiação do mercado editorial brasileiro
Lucas de Lucca, fundador da Editora Flyve, e Elimar Souza, editor sênior da Editora Fruto Proibido, compartilham suas experiências de inovação no setor editorial
Convidados compartilham experiências e reflexões sobre como ampliar o acesso à leitura em comunidades fora do centro
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Mercado do livro está entrando em uma era em que o ativo mais valioso não será apenas vender livros, mas organizar possibilidades de descoberta entre milhões deles
Em sua coluna mensal no PublishNews, o escritor carioca Henrique Rodrigues escreve sobre os diversos eventos literários pelo país e dá o seu recado
Em sua coluna, Lu Magalhães detalha a trajetória ainda em construção do livro 'The knot'
Em 2026, a jornalista criou o Clube da Milly, projeto de leitura e formação política que une livros, debates públicos e discussões sobre feminismo, raça e economia
Na obra de Luciane Mustafá, chorar, agradecer e ressignificar não aparecem apenas como verbos, mas como estágios emocionais inevitáveis da vida
A vida, mais do que a leitura, foi fundamental para a minha escrita
Milton Hatoum
Escritor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar