Publicidade
Publicidade
Digitalizando os pequenos e médios empreendedores
PublishNews, Talita Facchini, 06/04/2020
Podcast do PublishNews conversou com Mariana Castriota e Cristiane Carvalho Davison, do Magalu, para saber sobre as novas plataformas digitais de vendas que pretendem colocar micro e pequenos empreendedores no mundo digital

O país tem cerca de cinco milhões de empresas varejistas, a maioria delas com faturamento de até cinco milhões de reais. No entanto, estima-se que apenas cerca de cinquenta mil atuam no comercio digital, ferramenta que se tornou indispensável nesse momento em que a pandemia de covid-19 nos obriga a estar em isolamento social. Com as lojas fechadas, as varejistas precisam achar alternativas para sobreviver e pensando nisso, o Magalu lançou duas plataformas digitais de vendas para colocar esses micro e pequenos empreendedores no mundo digital e permitir que eles vendam seus produtos na internet. Por isso, o Podcast do PublishNews recebeu nesta edição Mariana Castriota, gerente do Parceiro Magalu Empresa, e Cristiane Carvalho Davison, gerente de produtos da Magalu.

Lançado no último dia 31, o projeto do Parceiro Magalu Empresa já estava em andamento, mas foi colocado no ar em 10 dias, por conta da urgência do momento. Mariana explicou que a ideia é justamente auxiliar o lojista de porta de loja, que está com seu negócio na rua e que em decorrência dessa pandemia, teve que fechar as portas e ainda não arrumou uma solução para trazer receita para o seu negócio. “O Parceiro Magalu Empresa nada mais é do que uma plataforma de gestão simplificada da loja. Ele tem milhares de facilidades dentro dessa plataforma”, contou. Uma dessas facilidades é a possibilidade de fazer o inventário do estoque, subir os produtos com o código de barras e monitorar os clientes.

Uma vez feito o cadastro, os pequenos lojistas estarão conectados dentro do site e, futuramente, às lojas físicas do Magalu. Sobre o cadastro, Mariana ressalta que o único critério é poder emitir nota fiscal. “Tudo o que está relacionado à logística, nós que fazemos. [...] e ele não tem custo absolutamente nenhum nesse processo de entrega”, explicou, adiantando ainda que o projeto é perene e que faz parte do plano da varejista de “digitalizar o Brasil”.

Há duas semanas no ar, a plataforma já conta com muitas adesões e alguns cases que deram certo. Mas sobre a categoria de Livros, especificamente, – que completa um ano no e-commerce do Magalu em abril – Mariana adiantou que está entre uma das categorias que teve aumento de procura no site. “Esse mercado livreiro também está crescendo nesse ambiente on-line”, e Cristiane complementou: “A partir da segunda semana [pós isolamento] a gente sentiu uma estabilidade. [...] Agora com essa oportunidade da quarentena, muitas pessoas estão buscando ocupação para pessoa própria, ou seja, um livro que ela mesma quer ler, ou dar para os filhos [...] e o livro vem de encontro a isso e contribui bastante. Então a gente já sente uma recuperação e um crescimento nas vendas nos últimos dias”.

Durante a conversa, Mariana e Cristiane explicaram outras funcionalidades da plataforma e deram dicas de como participar da nova plataforma e fazer o negócio realmente dar certo.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro, da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas, e da Auti Books, dê ouvidos a sua imaginação, escute Audiobooks. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.


Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
Um dos principais traços do evento deste ano foi uma mudança de tom nas discussões sobre inteligência artificial
No episódio, convidados discutem a importância do evento para a literatura da região, a programação voltada para jovens, a acessibilidade e os resultados de vendas
Recebemos três profissionais brasileiras que vão ao evento em diferentes modalidades, destacando a importância da Feira para o mercado editorial
Publisher Luís Américo Tousi Botelho destaca a evolução da editora ao longo de três décadas
Escritor compartilha sua jornada literária, temas que valoriza na literatura e o processo de encontrar uma voz no processo de escrita
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Há uma grande possibilidade se abrindo, com um uso de uma IA ética e responsável, que contribua para incluir alunos com necessidades especiais
Um dos principais traços do evento deste ano foi uma mudança de tom nas discussões sobre inteligência artificial
Ao apoiar um desfile, a Estante Virtual sinaliza uma mudança: o livro começa a sair da estante para circular onde as conversas culturais realmente acontecem
Nesta semana, a Área Indie traz obra finalista do Prêmio Jabuti 2025
Não basta traduzir a realidade em imagens mais acessíveis: é preciso criar experiências que humanizem, que provoquem e que permaneçam
Quem sabe o leitor que tem é o autor de autoajuda.
Marcelino Freire
Escritor brasileiro ao ser questionado sobre seu 'público alvo'

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar