"Mudança nos planos" ou "Como a internet pode me ajudar nessa crise?" (vídeo)
PublishNews, Redação, 31/03/2020
Live do projeto ColabPublishNews desta terça-feira será com Tatiany Leite e Augusto Assis (Vá Ler um Livro) e vai explorar como editoras e livrarias podem usar a internet para manter seus públicos engajados

Na edição da última segunda-feira (30), anunciamos que Camila Cabete seria a nossa convidada do ColabPublishNews, série de lives em que nossa equipe apresenta soluções que podem minimizar os efeitos da crise provocada pela pandemia de covid-19. No entanto, tivemos que mudar nossos planos e a conversa com a Camila acontecerá mais para frente.

Nesta live, Tatiany Leite e o Augusto Assis, do projeto Vá Ler um Livro, falam sobre como editoras e livrarias podem usar a internet para estar mais próximas de seus leitores, tanto as empresas que já investem em ferramentas via web, quanto naquelas que ainda não começaram e -- nesse momento de aperto -- se viram diante do inevitável.

A primeira recomendação de Taty fez foi: "Use a tecnologia a seu favor". "Essa é a chance. Tem que dar a cara a tapa. Se a gente ficar de braço cruzado, aí é que o tombo será feio mesmo", completou.

Guto ressaltou que não é preciso começar com grandes investimentos. Apresentou ferramentas gratuitas que podem ser utilizadas por pequenos livreiros. Citou, por exemplo, o MailChimp que oferece, na sua versão gratuita, o disparo de dois mil e-mails. Citou ainda as possibilidades do WhatsApp Business: "Por que não aproveitar as pessoas que já estão na sua base de clientes e cultivar um relacionamento com eles? Eles já te conhecem. Monta uma lista de transmissão [no WhatsApp], que é gratuita, e manda uma mensagem sobre os livros que você tem disponível, dando dicas de leitura, etc...". "No fim das contas, é isso que vai fazer a diferença. Não é que você vai entrar no mundo digital em um dia e no outro estar vendendo 500 milhões de livros, mas você pode começar a ter uma presença e quando esse caos todo passar, você pode ter um canal alternativo que pode virar mais um dos seus canais de distribuição”, resumiu Guto durante a conversa.

Os dois ainda deram dicas de como engajar o público leitor com ideias criativas e comentaram as iniciativas já tomadas por algumas editoras durante o isolamento social.


[31/03/2020 09:00:00]