‘A peste’ chega à lista
PublishNews, Leonardo Neto, 27/03/2020
Em uma semana que apresentou queda de 66% em relação à semana passada, livro de Albert Camus ocupa a 8ª posição da lista de Ficção

Com livrarias fechadas, portanto vazias, números gerais da lista desabam | © Divulgação / Martins Fontes
Com livrarias fechadas, portanto vazias, números gerais da lista desabam | © Divulgação / Martins Fontes

Como era de se esperar, as vendas nas livrarias desabaram desde que tiveram que fechar as suas lojas físicas como medida de contenção da circulação do coronavírus. Em relação à semana passada, os números gerais da Lista dos Mais Vendidos desabaram 66%. Não houve categoria que se segurasse: Negócios caiu 73%; Ficção, 72%; Não Ficção, 69%; Infantojuvenil, 60% e Autoajuda, 59%.

Mais espero que o diabo (CDG), que na semana anterior estava no topo da Lista Geral, com 3.846 cópias vendidas, se manteve no mesmo posto, mas com 1.666, menos da metade. A vice-liderança do Ranking Geral ficou Especialista em pessoas (Academia / Planeta), de Tiago Brunet, com 1.269.

No mercado, ainda circulam três edições de Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie: uma mais recente, da Sextante, que assumiu os direitos do livro desde o fim do ano passado, e outras duas da Companhia Editora Nacional, que queima seus estoques. As duas vieram parar na lista. A edição “normal”, ficou com o bronze, com 680 cópias vendidas e a comemorativa de 80 anos, também da Nacional, ocupa a 13ª posição da lista de Autoajuda, com 314 cópias.

Paradoxalmente, a queda drástica nas vendas abriu espaço para novidades na lista. Foram nove estreantes. Desses, só um vendeu mais do que 200 exemplares: a edição militar de Pão diário (Pão Diário), que ocupa a sétima posição da Lista de Autoajuda, com 474 cópias vendidas. Ainda em Autoajuda, estreou, na 19ª posição, O poder do subconsciente (BestSeller / Record), de Joseph Murphy, com 162 exemplares.

A peste, de Albert Camus, estreia na lista dos mais vendidos | © United Press International / Domínio público
A peste, de Albert Camus, estreia na lista dos mais vendidos | © United Press International / Domínio público

Em Ficção, as novidades foram: O que acontece em Londres (Arqueiro / Sextante), de Julian Quinn, com 172 (7ª posição); o apropriado para o momento A peste (Record), de Albert Camus, ficou em oitavo, com 143, e a edição de luxo de Drácula (Pandorga), de Bram Stocker, em 17º, com 99.

Em Não Ficção – categoria liderada por Quarto de despejo (Ática), de Maria Carolina de Jesus – estrearam Só pode ser brincadeira, Sr. Feynman! (Intrínseca), de Richard P. Feymann, com 117 (15ª), e Mundo das flores (Sextante), Johanna Basford, a rainha dos livros de colorir, com 61 (19ª).

Em Infantojuvenil, apareceu pela primeira vez Casas (Formato / Somos), de Roseana Murray, com 84 (19ª). O livro marca também a estreia do selo Formato, da Somos Educação, na lista.

Completando o time de estreantes, apareceu na 17ª posição de Negócios Nosso Iceberg está derretendo (BestSeller / Record), John Kotter e Holger Rathgeber. Foram 95 cópias vendidas.

O Ranking Geral desta lista história – em um dos piores sentidos que esta palavra pode receber – é liderado pela Sextante que emplacou nove títulos. A Citadel e o Grupo Companhia das Letras dividem a prata, com oito títulos cada. A Intrínseca, com seis, ficou com o bronze.

[27/03/2020 11:00:00]