A gestão dos seus metadados pode lhe render um prêmio
PublishNews, Leonardo Neto, 10/03/2020
Contexto, Évora, Grupo A, Amazon, Martins Fontes Paulista e Submarino concorrem ao Prêmio Metabooks, categoria do Prêmio PublishNews que vai reconhecer o trabalho de editoras e livrarias na gestão e uso de metadados

Os metadados são uma espécie de ficha corrida do livro. Além do título e o nome do seu autor, eles devem trazer a capa; os nomes de tradutor e/ou ilustrador, quando se aplicar; os prêmios que aquele livro recebeu; as resenhas sobre o título; booktrailler; se ele faz parte de uma série ou coleção; o formato; o número de páginas, etc. São informações vivas que precisam (ou deveriam) ser atualizadas com frequência pelos editores. Na outra ponta dessa história, estão os livreiros. Eles podem lançar mão dessas informações para facilitar ao consumidor na hora de procurar por um título específico ou mesmo indicar outro título que tenha o perfil daquele leitor específico. Em resumo, os metadados se tornaram uma ferramenta fundamental na hora de vender um livro.

A sua importância é tanta que, pela primeira vez, o Prêmio PublishNews ganhou uma categoria especial, o Prêmio Metabooks, que vai dar reconhecimento a editores e livreiros que mais se destacaram no uso de metadados ao longo de 2019.

Para esta primeira edição, a equipe da Metabooks Brasil apurou, com base na pontuação gerada automaticamente pelo sistema da plataforma de metadados, três finalistas nas suas duas subcategorias. Em Editoras, os finalistas são (em ordem alfabética) a Contexto, a Évora e o Grupo A. Em Livrarias, os finalistas são a Amazon, a Martins Fontes Paulista e o Submarino.

“É muito bom ver a evolução que a qualidade dos metadados teve desde o início da nossa operação, quase três anos atrás, até hoje”, comentou Ricardo Costa, CEO da Metabooks Brasil. “Interessante perceber que temos editora de CTP e de ‘trade’ entre os finalistas. E destaco o quanto estes editores têm se ocupado em ter os melhores metadados, e, mais do que o prêmio, essa dedicação certamente se reflete nos resultados. Sobre as livrarias, elas estão sempre buscando melhorar a forma de utilizar esses dados e apresentar para o consumidor. São empresas que constantemente trabalham para que a experiência do usuário seja cada vez melhor. Parabéns aos finalistas. Estamos todos aqui na Metabooks muito felizes com este prêmio”, completou.

Os vencedores em cada uma das subcategorias serão revelados na cerimônia de entrega do Prêmio PublishNews marcada para o próximo dia 23, às 18h30, no Goethe-Institut (Rua Lisboa, 974 – São Paulo / SP). A lotação máxima já foi atingida, mas há uma fila de espera. Para colocar o seu nome nela, clique aqui.

No dia 23, também será revelado o ganhador da categoria Profissional de Marketing e de Vendas do Ano. Cinco profissionais concorrem a este troféu: Caroline Bueno (Faro), Corina Campos (Rocco), Franciele Silva (Record), Jeferson Bignardi (Intrínseca) e Telma Kobori (Autêntica). Para definir o ganhador, está no ar, até a próxima sexta-feira (13) uma votação popular. Cada pessoa pode escolher um único candidato e, para votar, é preciso estar logado na sua conta no Google. O vencedor ganhará uma viagem para acompanhar a Jornada Profissional da Feira do Livro de Buenos Aires (28 a 30/04).

O Prêmio PublishNews recebe, nesta edição, o apoio da Metabooks, da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e da Feira do Livro de Buenos Aires.

[10/03/2020 10:00:00]