Publicidade
Publicidade
Joselia Aguiar: escritora e gestora
PublishNews, Talita Facchini, 02/03/2020
À frente da biblioteca Mário de Andrade, ela participou do Podcast do PublishNews e falou sobre seus planos para o espaço e a biografia de Jorge Amado, vencedora do Prêmio Jabuti 2019

Uma das mais importantes bibliotecas do País e a segunda maior da América Latina, a Mário de Andrade passou por uma transformação no último ano. Em relação a 2019, a programação da biblioteca cresceu cinco vezes e a estimativa inicial é que houve aumento de 40% no número de visitantes. Por trás desses números, no mínimo animadores, está a jornalista Joselia Aguiar, que assumiu o comando da casa em março do ano passado. Ela é a entrevistada dessa semana do Podcast do PublishNews.

No bate-papo com a nossa equipe, ela contou como funciona seu trabalho à frente da biblioteca. “Não é só um trabalho de curadoria, essa parte é só 30% do que eu faço, 70% é a gestão da biblioteca que envolve todos os outros assuntos tipo, defeito no elevador”, brincou. Ela contou ainda que aumentar a programação da maior biblioteca do estado de São Paulo estava nos seus planos desde quando assumiu o cargo. “Foi uma conta que eu fiz quando entrei. Eu vi o orçamento que a gente tinha e calculei que dava para aumentar em cinco vezes com esse orçamento, porque ele não estava sendo utilizado”, explicou.

A nova "cara" da Mário de Andrade trouxe uma programação mais diversa para a biblioteca com saraus, oficinas, bate-papos e consequentemente, mais público. “A biblioteca é o maior espaço de cidadania possível, porque você entra lá e independentemente de quem você é [...] você é acolhido”. Para Joselia, a biblioteca é um grande espaço de cidadania, convivência entre diferenças e respeito. “Um lugar que acolhe conhecimento e acolhe pessoas que buscam conhecimento”, definiu.

Ainda sobre os planos para a biblioteca, a entrevistada adiantou que neste segundo ano de gestão, a ideia é pensar como a biblioteca está se preparando para o futuro já que, daqui a cinco anos, a Mário de Andrade completa 100 anos. Entre os seus principais planos para a biblioteca está a digitalização do acervo, que requer investimento e uma equipe grande. Segundo Joselia, 70% do acervo da biblioteca ainda não está catalogado on-line, algo que ela gostaria de mudar nos próximos anos.

Outro ponto importante do currículo de Joselia é a biografia de Jorge Amado, vencedora do Prêmio Jabuti 2019. No bate-papo, ela contou como foi o processo de escrita da obra que demorou quase oito anos para ficar pronta e deu até uma dica para autores que também estão escrevendo seus livros.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro, da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas, e da Auti Books, dê ouvidos a sua imaginação, escute Audiobooks. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Podcast do PublishNews conversou com Juliana Borges, da Banca HG, e João Varella, da Livraria Gráfica, novos espaços para os livros na capital paulista
Podcast do PublishNews reuniu alguns clubes de assinaturas de livros para fazer um recorte sobre esse modelo de negócio
O adiamento se deu para trazer uma edição especial sobre a pesquisa Retratos da Leitura
Mariana Bueno, economista responsável pela pesquisa, participou do Podcast do PublishNews e explicou os detalhes do estudo divulgado na última semana
Convidado desta semana do Podcast do PublishNews é Antonio Eleilson Leite, responsável pela Câmara Periférica do Livro, coletivo que reúne 18 editoras nascidas na periferia de SP
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Podcast do PublishNews conversou com Juliana Borges, da Banca HG, e João Varella, da Livraria Gráfica, novos espaços para os livros na capital paulista
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Waldir da Silveira, diretor do Banco de Livros do Rio Grande do Sul, está no PublishNews Entrevista dessa semana
Podcast do PublishNews reuniu alguns clubes de assinaturas de livros para fazer um recorte sobre esse modelo de negócio
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
A poesia é algo que anda pela rua.
Federico García Lorca
Poeta espanhol
(1898-1936)
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar