Publicidade
Publicidade
Joselia Aguiar: escritora e gestora
PublishNews, Talita Facchini, 02/03/2020
À frente da biblioteca Mário de Andrade, ela participou do Podcast do PublishNews e falou sobre seus planos para o espaço e a biografia de Jorge Amado, vencedora do Prêmio Jabuti 2019

Uma das mais importantes bibliotecas do País e a segunda maior da América Latina, a Mário de Andrade passou por uma transformação no último ano. Em relação a 2019, a programação da biblioteca cresceu cinco vezes e a estimativa inicial é que houve aumento de 40% no número de visitantes. Por trás desses números, no mínimo animadores, está a jornalista Joselia Aguiar, que assumiu o comando da casa em março do ano passado. Ela é a entrevistada dessa semana do Podcast do PublishNews.

No bate-papo com a nossa equipe, ela contou como funciona seu trabalho à frente da biblioteca. “Não é só um trabalho de curadoria, essa parte é só 30% do que eu faço, 70% é a gestão da biblioteca que envolve todos os outros assuntos tipo, defeito no elevador”, brincou. Ela contou ainda que aumentar a programação da maior biblioteca do estado de São Paulo estava nos seus planos desde quando assumiu o cargo. “Foi uma conta que eu fiz quando entrei. Eu vi o orçamento que a gente tinha e calculei que dava para aumentar em cinco vezes com esse orçamento, porque ele não estava sendo utilizado”, explicou.

A nova "cara" da Mário de Andrade trouxe uma programação mais diversa para a biblioteca com saraus, oficinas, bate-papos e consequentemente, mais público. “A biblioteca é o maior espaço de cidadania possível, porque você entra lá e independentemente de quem você é [...] você é acolhido”. Para Joselia, a biblioteca é um grande espaço de cidadania, convivência entre diferenças e respeito. “Um lugar que acolhe conhecimento e acolhe pessoas que buscam conhecimento”, definiu.

Ainda sobre os planos para a biblioteca, a entrevistada adiantou que neste segundo ano de gestão, a ideia é pensar como a biblioteca está se preparando para o futuro já que, daqui a cinco anos, a Mário de Andrade completa 100 anos. Entre os seus principais planos para a biblioteca está a digitalização do acervo, que requer investimento e uma equipe grande. Segundo Joselia, 70% do acervo da biblioteca ainda não está catalogado on-line, algo que ela gostaria de mudar nos próximos anos.

Outro ponto importante do currículo de Joselia é a biografia de Jorge Amado, vencedora do Prêmio Jabuti 2019. No bate-papo, ela contou como foi o processo de escrita da obra que demorou quase oito anos para ficar pronta e deu até uma dica para autores que também estão escrevendo seus livros.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro, da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas, e da Auti Books, dê ouvidos a sua imaginação, escute Audiobooks. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
Aos 34, autor lança seu 9º romance, cuja adaptação também estreou nos cinemas
Ao analisar o setor de HQs como um todo, Kroll oferece insights sobre os meandros e as particularidades deste tipo de publicação no país
Programa recebe o fundador do site pioneiro de checagem de fatos da internet, o E-farsas​, que acaba de lançar o livro 'Caçador de Mentiras' (Matrix Editora)
Neste episódio, fizemos uma linha do tempo dos acontecimentos sobre o livro 'O avesso da pele' e abordamos duas facetas do caso
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pela Ases da Literatura e seus selos
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Conheça a jornada de Nick, o gatinho amoroso que ensina sobre presença e ausência no livro da autora Maurilene Bacelar, lançamento da Editora Asinha
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
Sou frágil o suficiente para uma palavra me machucar, como sou forte o suficiente para uma palavra me ressuscitar
Bartolomeu Campos de Queirós
Escritor brasileiro (1944 -2012) - frase do livro 'O peixe e o pássaro'
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar