Cecília Meireles estreia entre os mais vendidos
PublishNews, Leonardo Neto, 18/02/2020
O infantojuvenil ‘Ou isto ou aquilo’ é o primeiro livro da autora a figurar em uma lista dos mais vendidos do PublishNews

Cecília Meireles estreia na Lista Nielsen PublishNews com o infantojuvenil 'Ou isto ou aquilo' | © Arquivo Nacional
Cecília Meireles estreia na Lista Nielsen PublishNews com o infantojuvenil 'Ou isto ou aquilo' | © Arquivo Nacional
Cecília Meireles escreveu seu nome no cânone literário brasileiro e se sagrou como uma das maiores poetas que o país já teve. No entanto, o reconhecimento no meio literário não tinha lhe garantido até agora um espaço nas listas dos mais vendidos do PublishNews. Isso acaba de mudar, com a publicação da primeira Lista Nielsen PublishNews de 2020. No ranking que apura os autores nacionais mais vendidos nos estabelecimentos monitorados pelo instituto de pesquisa, o infantojuvenil Ou isto ou aquilo (Global) aparece na posição de número 16 da Lista de Ficção.

Bom observar que a lista veio repleta de livros de livros infantis e juvenis: reflexo do Volta às Aulas. Dos 20 títulos mais vendidos em Ficção, 13 são voltados para esses públicos. Além do livro de Cecília Meireles, há outros três estreantes: O menino que aprendeu a ver (Salamandra / Santillana) e Bom dia todas as cores (Salamandra / Santillana), ambos de Ruth Rocha, e ainda Estrelas tortas (Moderna / Santillana), juvenil de Walcyr Carrasco. Outros grandes nomes da literatura infantojuvenil aparecem na lista como Eva Furnari, Pedro Bandeira, José Mauro de Vasconcelos, Ana Maria Machado e Ziraldo.

Ainda falando sobre Ficção, a categoria é liderada por As aventuras de Mike (Outro Planeta / Planeta), do casal Gabriel Dearo e Manu Digilio. O segundo lugar ficou com Essa gente (Companhia das Letras), de Chico Buarque, e o terceiro com Prisioneiros da mente (HarperCollins), de Augusto Cury.

Do mil ao milhão (HarperCollins), de Thiago Nigro, lidera Não Ficção. A prata ficou com Seja foda! (Buzz), de Caio Carneiro, e o bronze com o primeiro volume de Escravidão (Globo Livros), de Laurentino Gomes.

A categoria trouxe um único estreante: Malala, a menina que queria ir para a escola (Companhia das Letrinhas), da jornalista Adriana Carranca. O infantojuvenil pontuou na posição de número 16.

A Santillana foi a líder do Ranking das Editoras, com sete livros emplacados no mês. Buzz e Grupo Editorial Record dividem a prata com quatro títulos cada. Ediouro, Gente e Grupo Companhia das Letras ficaram com o bronze, com três títulos cada. HarperCollins (dois títulos), Melhoramentos (2), Planeta (2), Sextante (2), Somos Educação (2), Globo (1), Grupo Editorial Global (1), Intrínseca (1), LeYa (1), Rocco (1) e Vozes (1) também colocaram livros na Lista Nielsen PublishNews.

[18/02/2020 10:00:00]