Publicidade
Publicidade
Mil e uma possibilidades de leitura
PublishNews, Talita Facchini, 10/02/2020
O Podcast do PublishNews recebeu Pedro Miliet, consultor em tecnologia digital em acessibilidade, para falar sobre o mercado de livros acessíveis

Em um país com mais de 6,5 milhões de pessoas com alguma deficiência visual, a acessibilidade na leitura é um assunto de extrema importância. Para entender mais sobre o papel do livro acessível no mercado editorial, o Podcast do PublishNews conversou com Pedro Miliet, consultor em tecnologia digital em acessibilidade, hoje vinculado ao Consórcio Daisy.

Quando falamos sobre livros acessíveis, o que logo vem na memória é o livro em braile, mas existem vários outros formatos disponíveis e o investimento para ajudar o deficiente visual é o que não falta. “Nos últimos 20 anos nós tivemos uma evolução no campo da tecnologia para o deficiente visual que mudou completamente a vida das pessoas”, contou.

O crescimento do mercado de audiolivros, o incentivo dos governos ao redor do mundo e os reflexos da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) também pautaram a conversa. Pedro explicou de maneira didática como a Lei interfere no mercado. “Em primeiro lugar ela estabelece a obrigatoriedade de oferecer um formato acessível sempre que uma pessoa com deficiência quiser comprar”, explicou, enumerando ainda outras especificidades da Lei e o que precisa ser melhorado. “O que falta aqui, é a comunicação e a informação para a pessoa com deficiência visual desse Brasil enorme, ter consciência dos direitos que ela tem”, declarou lembrando ainda que outro ponto a ser considerado é o alto índice de desemprego da pessoa com deficiência visual.

Pedro Miliet
Pedro Miliet

Além da LBI, para Pedro, do ponto de vista de compromisso com a produção de livros acessíveis, o mercado brasileiro está muito adiante da maior parte do mundo. “Essa obrigatoriedade do livro em formato Daisy e depois em formato ePUB do PNLD é uma revolução em termos de acessibilidade relativamente ao mundo. Não há, acredito, outro país no mundo que tenha esse tipo de exigência com relação ao mercado editorial”, declarou.

Novas maneiras de ler, os desafios de se fazer um livro acessível, a evolução da qualidade das vozes, os avanços no campo da interatividade e nas ferramentas de leitura, a criação de avatares mais interativos, a importância dos metadados e para onde caminha o mercado dos livros acessíveis também fizeram parte da conversa.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro, da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas, e da Auti Books, dê ouvidos a sua imaginação, escute Audiobooks. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.


Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
O porta-a-porta é o terceiro canal de vendas de livros no Brasil. Edição especial do Podcast do PublishNews fala um pouco sobre esse setor.
Podcast do PublishNews dessa semana recebe Marcelo Gioia, country manager da Bookwire
Ismael Borges é o convidado dessa semana do Podcast do PublishNews. Na conversa com a nossa equipe, falou do desempenho do varejo de livros ao longo de 2019.
Podcast do PublishNews dessa semana recebe Marcos Issa Benuthe, que se prepara para abrir a Gutenberg, a livraria anexa ao Bar Mercearia São Pedro
Criamos uma playlist no canal do PublishNews no YouTube e vamos colocar lá as novas edições do Podcast do PublishNews
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Rosely Boschini, CEO da Editora Gente é a entrevistada desta semana do PublishNews Entrevista
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Atuando em diversos dos elos da cadeia do livro, entrevistado da PublishNewsTV dessa semana fala da sua trajetória e de como tenta ponderar os interesses dos diversos elos da cadeia do livro
Gustavo Martins explica como funciona o Spinbot, um programa de disfarce literário e plágio
O porta-a-porta é o terceiro canal de vendas de livros no Brasil. Edição especial do Podcast do PublishNews fala um pouco sobre esse setor.
Um poema, antes de ser político, tem que ser poético.
Ferreira Gullar
Poeta brasileiro
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar