Biblioteca de São Paulo celebra 10 anos com programação especial
PublishNews, Redação, 07/02/2020
Espetáculos, workshop internacional, exposição, oficinas, música e bate-papos com nomes como Drauzio Varella e Pedro Bandeira fazem parte da programação

A Biblioteca de São Paulo (Av. Cruzeiro do Sul, 2.630), gerida pela Organização Social SP Leituras, celebra este mês, os seus 10 anos com uma programação especial. Espetáculos, encontros, workshop internacional, exposição, oficinas e música fazem parte das atividades gratuitas. Neste sábado (8), a programação inicia com a abertura da exposição Invenções Gráficas na Ilustração Ibero-americana, com curadoria do premiado ilustrador Fernando Vilela e realizada em parceria com o Instituto Tomie Ohtake e a Fundação SM.

No domingo (9), das 10h30 às 13h, acontece a Cerimônia de 10 anos da BSP com bate-papo com Drauzio Varella, que terá a mediação do jornalista Manuel da Costa Pinto. Drauzio tem uma forte conexão com o espaço no qual a biblioteca está inserida. O médico iniciou, em 1989, um trabalho de pesquisa sobre a prevalência do HIV e da hepatite C na população da Casa de Detenção do Carandiru e, até a desativação do presídio, em setembro de 2002, trabalhou como voluntário dentro da cadeia. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada.

A Biblioteca de São Paulo também receberá um workshop internacional visando a formação geral e crítica de profissionais das áreas de biblioteca, leitura e literatura. Com o tema Uma Biblioteca para Hoje e para Todos, a conversa realizada pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) acontece nos dias 13 e 14, das 9h30 às 16h30. Entre os convidados do evento estão Ignácio de Loyola Brandão e Gonzalo Oyarzún, do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas do Chile.

No dia 15, a programação segue com o bate-papo com o escritor Pedro Bandeira, mediado também por Costa Pinto, às 11h. Além da presença de Pedro, está prevista a Conversa com Cidinha da SIlva, Marcelino Freire e Roberta Estrela D´Alva – mediado por Rodrigo Ciríaco, também durante o sábado.

No dia 16, o coletivo Caravana Lúdica realiza, às 11h30, a atividade Jogos do Mundo; haverá sessões de contações de histórias no Parque da Juventude com a Cia. A Oficina de Poesia, com Jonas Samaúma, acontece às 13h e Oficina Maker Corrida Maluca, com Glauco Paiva, às 14h.

A programação completa você confere clicando aqui.

[07/02/2020 06:00:00]