Publicidade
Publicidade
Por trás do mercado digital no Brasil
PublishNews, Redação, 03/02/2020
Podcast do PublishNews dessa semana recebe Marcelo Gioia, country manager da Bookwire

Em 2017, a pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, realizada pela Fipe, apontou que um terço das editoras brasileiras não investiam, naquela época, em livros digitais e que o faturamento apurado com a venda de e-books não passava de R$ 45 milhões, o que representava na época 1,09% do tamanho total do mercado. Os resultados vieram acompanhados de muita polêmica. Isso porque estimativas mais conservadoras do mercado falavam em um percentual pelo menos três vezes maior do que o apontado pelo censo.

De 2017 para cá muita coisa mudou. Despontaram os audiolivros, por exemplo, e editoras começaram a dar mais atenção ao digital. A dicotomia livro físico versus livro digital ficou no passado e os dois formatos coexistem em paz e harmonia. Para falar mais sobre as vendas dos livros digitais para indústria editorial brasileira, o Podcast do PublishNews chamou Marcelo Gioia, country manager da Bookwire, agregadora digital alemã.

Na conversa dessa semana, Gioia falou novas visões sobre os livros digitais e audiolivros, sobre as mudanças nos hábitos de consumo dos leitores, a importância dos metadados e sobre o papel da Bookwire no processo de produção de um e-book. “Ajudamos a editora no processo todo de serviço, vem ajudando desde a conversão, do que se entende de pdf pra ePUB”, explicou, adiantando que "o digital vai muito bem".

Desde o final de 2014, quando aportou no Brasil, a Bookwire teve um crescimento acima do esperado e fez importantes movimentos no mercado nacional. Um deles foi a compra da DLD em 2017. “Foi muito significativo, a gente se reposicionou e consolidou a Bookwire como principal distribuidora de conteúdo digital pro mercado editorial brasileiro”, contou Gioia, explicando que desde que chegou no Brasil, a empresa não tem um mês pior do que o anterior. “Todo mês é um resultado melhor em termos de mais editoras, mais catálogo, mais resultado financeiro, mais faturamento”, disse.

Gioia também falou sobre números. Em termos internacionais, a Bookwire entrega para 1.072 lojas de consumo de e-book e cerca de 29 canais de audiolivros. No Brasil, são 467 contratos de editoras, sem contar os selos. “Em termos de unidades de e-books, a gente estima que 85% chega ao mercado via Bookwire”, explicou.

O country manager da empresa alemã fez ainda uma comparação entre crescimento dos e-books e audiolivros e fez previsões sobre o mercado digital para os próximos anos. "O audiobook é realmente a grande sensação. Via lente da Bookwire, a gente vê muita movimentação. Os números ainda não são significativos, mas se a gente comparar, de certa forma, com a curva inicial do e-book, lá atrás, em 2010, com a curva inicial do audiobook, comparando com o tamanho de catálogo, os números dos audiobooks são muito interessantes, talvez maiores do que os do e-book", disse.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro, da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas, e da Auti Books, dê ouvidos a sua imaginação, escute Audiobooks. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Podcast desta semana recebeu Luiz Schwarcz e Fernando Baldraia para falarem sobre o manifesto a favor da diversidade divulgado pela Companhia das Letras
Alexandre Martins Fontes, Raíssa Pena e Elisa Ventura participam do Podcast do PublishNews que debateu as principais campanhas de arrecadação de fundos emergenciais
Gabriel Meirelles, country manager da BlinkLearning, é o entrevistado do Podcast desta semana. Na conversa, ele fala sobre os planos da empresa espanhola para o Brasil.
Mariana Bueno, economista responsável pelo estudo, é a convidada desta semana do Podcast do PublishNews
Bruno Mendes, especialista em marketing digital, é o entrevistado do Podcast do PublishNews dessa semana. Na conversa, ele fala sobre três fundamentos do marketing: tráfego, copy-writing e funil de vendas.
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Ivo Camargo é a personalidade da semana no PublishNews Entrevista, programa que quer compor a memória editorial brasileira
Em seu novo artigo, André Palme fala sobre o áudio como formato de transmissão de conhecimento e entretenimento
Podcast desta semana recebeu Luiz Schwarcz e Fernando Baldraia para falarem sobre o manifesto a favor da diversidade divulgado pela Companhia das Letras
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Uma cidade que lê é uma cidade que cuida
Slogan da candidatura da cidade de Kuala Lumpur à capital mundial dos livros em 2020
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar