As apostas para Bolonha
PublishNews, Redação, 30/01/2020
Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil lança catálogo em que reúne 87 obras que serão expostas no estande da entidade na Feira do Livro de Bolonha

Catálogo da FNLIJ para Bolonha ganhou ilustrações de Mariana Massarani | Reprodução
Catálogo da FNLIJ para Bolonha ganhou ilustrações de Mariana Massarani | Reprodução
Em 2020, pela primeira vez em anos, a Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha (30/03 a 02/04) não selecionou nenhum criador brasileiro para a sua tradicional mostra de ilustradores internacionais. Por isso mesmo, deve crescer a importância do papel da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) que monta no evento uma exposição com a produção da literatura infantojuvenil brasileira, que, neste ano, será montada no estande do Brazilian Publishers (CBL / Apex).

Junto com a mostra, a entidade publica um catálogo que, em 2020, reúne 87 obras de escritores e ilustradores brasileiros. A lista final é resultado de uma peneira a partir de 241 títulos lançados em 2019. Com isso, a Fundação pretende mostrar ao mundo um panorama da produção nacional no último ano. Os livros foram divididos nas categorias Ficção (para crianças e para jovens), Não Ficção, Poesia, Reconto e Livro de Imagem.

O catálogo traz ainda três livros de Marina Colasanti e outros três de Ciça Fittipaldi, as indicadas pela FNLIJ para o Hans Christian Andersen; um perfil de Monteiro Lobato, destacando que a obra está em domínio público, e ainda perfila três criadores brasileiros que completaram 50 anos de carreira: Ana Maria Machado, Ziraldo e João Carlos Marinho.

A edição de 2020 do Catálogo da FNLIJ ganhou ilustrações de Mariana Massarani que celebram o carnaval brasileiro.

Os livros ficarão expostos durante a Feira e depois serão doados para a Biblioteca Internacional da Juventude de Munique (Alemanha).

Clique aqui para baixar o catálogo.

[30/01/2020 10:00:00]