Os mais vendidos – da semana e do ano (até agora)
PublishNews, Redação, 20/12/2019
No último PublishNews de 2019, passamos a régua na Lista Anual e mostramos os mais vendidos de 2020

Charlie Donlea, Yuval Noah Harari, Mark Manson, Luccas Neto e Caio Carneiro
Charlie Donlea, Yuval Noah Harari, Mark Manson, Luccas Neto e Caio Carneiro

Essa é a última edição do PublishNews de 2019. A partir de amanhã, nossa equipe entra em recesso e volta no dia 6 de janeiro cheia de missões para cumprir no ano novo. Uma dessas missões é realizar a quarta edição do Prêmio PublishNews, aquele que dá reconhecimento às equipes de vendas e de marketing por trás dos livros mais bem-classificados na nossa Lista de Mais Vendidos. Por isso mesmo, nessa última newsletter de 2019, resolvemos dar uma olhada na Lista Anual Parcial (tem ainda a lista da semana que vem que pode mudar uma posição ou outra) e mostrar quais seriam os vencedores caso a entrega do Prêmio fosse hoje.

O Livro do Ano vai, inquestionavelmente, para A sutil arte de ligar o foda-se (Intrínseca), com 377.415 cópias vendidas ao longo de 2019. Em boa parte do ano, o título de Mark Manson liderou as listas semanais e fecha o ano com uma dianteira de mais de 120 mil cópias em relação ao segundo lugar, O milagre da manhã (BestSeller / Record), de Hal Elrod.

Em Ficção, o vencedor do ano – até agora, bom ressaltar – é A garota do lago (Faro), de Charlie Donlea, que, a uma semana de encerrar o ano, teve 89.907 cópias vendidas. Prisioneiros da mente (HarperCollins), de Augusto Cury, está em segundo, com 68.784, e Poesia que transforma (Sextante), de Bráulio Bessa, deve levar o terceiro lugar da categoria, com 64.374 cópias.

Pelo terceiro ano seguido, Sapiens (L&PM), de Yuval Noah Harari, deve ganhar o troféu de mais vendidos em Não Ficção. Foram 95.388 cópias vendidas até agora. Mindset (Objetiva / Companhia das Letras), de Carol Dweck, está em segundo, com 85.582, e Minha história (Objetiva / Companhia das Letras), de Michelle Obama, em terceiro, com 81.702. Em Não Ficção, tem chance de mudanças aí nesse pódio. A conferir com a lista da próxima semana.

A sutil arte de ligar o foda-se e O milagre da manhã, claro, ocupam os dois primeiros lugares em Autoajuda. O poder oculto (Petra), do padre Reginaldo Manzotti (outro velho conhecido do Prêmio) está em terceiro lugar, com 125.721.

Se o prêmio fosse hoje, a turma de vendas e de marketing da Ediouro sairia com os troféus de primeiro e segundo lugar na categoria Infantojuvenil pelo trabalho com dois livros de Luccas Neto: Brincando com Luccas Neto, com 96.997, e As aventuras na Netoland com Luccas Neto, com 96.662. Os números estão bem encavalados, portanto, é preciso cautela e esperar a próxima semana para decidir para qual deles vão os troféus. Em terceiro, está O diário de Gravity Falls (Universo dos Livros), de Alex Hirsch, com 88.660.

Em Negócios, o primeiro lugar está nas mãos da Buzz, pelo trabalho com Seja foda!, de Caio Carneiro. Foram 188.032 cópias vendidas até o momento. Em segundo lugar, ficou Do mil ao milhão (HarperCollins), de Thiago Nigro, com 151.212. O poder da autorresponsabilidade (Gente), de Paulo Vieira, está, nessa penúltima semana do ano, em terceiro, com 145.123.

A Sextante deve subir ao palco pelo quarto ano seguido para receber o troféu de Editora do Ano. Ao longo de 2019, emplacou 64 títulos na lista e é a primeiríssima colocada no Ranking Geral das Editoras do ano.

A semana

Na comparação com a semana passada, essa teve aumento de 22% nos números de exemplares vendidos. Autoajuda (36%), Não Ficção (23%) e Infantojuvenil (21%) ajudaram nessa conta.

Um estreante ficou em primeiro lugar do Ranking Geral: O livro do perdão (Buzz), de José Roberto Marques. Foram 13.402 cópias. A sutil arte de ligar o foda-se (Intrínseca) ficou em segundo, com 6.998 e Escravidão (Globo), de Laurentino Gomes, em terceiro, com 5.932.

Em Ficção, Mulheres empilhadas (LeYa), de Patrícia Melo, ocupa a posição de número 14, com mil cópias vendidas ao longo da semana. Um caminho para a liberdade (Intrínseca), novo de Jojo Moyes, ficou em 18º, com 792, e Longa pétala de mar (Bertrand Brasil), de Isabel Allende, em 19º, com 755.

Em Não Ficção, Eu sou Ricardo Boechat (Panda Books), de Eduardo Barão e Pablo Fernández, encerrou a semana ocupando a 12ª posição, com 1.087 cópias, e Os segredos da longevidade (Citadel), de Edmond Saab Jr., na 14ª, com 965.

Junto com o primeiríssimo lugar da semana, em Autoajuda, estreou Encontro diário com Deus – Orações e mensagens 2020 (Vozes). Foram 1.176 cópias vendidas, número suficiente para colocá-lo na 17ª posição da categoria.

O livro Pra lá e pra cá (Saraiva), que ensina crianças noções de trânsito, é o estreante em Infantojuvenil. O título ocupa a 7ª colocação, com 1.577 cópias vendidas.

O derradeiro estreante da semana é, na verdade, uma versão de gala de um velho conhecido da lista. Estamos falando da edição de luxo de O poder da ação (Gente), de Paulo Vieira. O título ocupa a posição de número 19 de Negócios, com 520 cópias vendidas.

O Grupo Companhia das Letras encerra a semana em primeiro lugar do Ranking Geral das Editoras, com 12 títulos. A Sextante ficou em segundo, com 11, e a Intrínseca, em terceiro, com oito.

[20/12/2019 10:00:00]