De olho em 2020
PublishNews, Redação, 10/12/2019
Reunimos alguns negócios fechados por editoras brasileiras

Com o ano quase no fim e depois das principais feiras literárias já terem acontecido, as editoras estão aumentando seus catálogos para 2020. A HarperCollins, por exemplo, comprou em pre-empt, os direitos do livro The radio operator, da premiada autora alemã, Ulla Lenze. A editora também possui agora os direitos da obra Pão de açúcar, de Afonso Reis Cabral. O livro conta a história real do caso que chocou Portugal em 2006 quando bombeiros da Cidade do Porto resgataram do poço de um prédio abandonado um corpo com marcas de agressões. O terceiro livro adquirido pela editora é Alegría, de Manuel Vilas e que foi finalista do Prêmio Planeta 2019.

Além dos livros That will never work, de Marc Randolph, o primeiro CEO da Netflix, e de The conductor, romance de Maria Peters (negócios adiantado por Cassiano Elek Machado na sua participação no Podcast do PublishNews), a Planeta adquiriu, também em pre-empt, a obra The patient, livro de estreia de Jasper DeWitt que conta a história de uma psiquiatra que tenta curar um paciente desconcertante e que passou praticamente a vida toda internado.

A Tordesilhas comprou os direitos do livro Frida Kahlo and the colors of life, de Caroline Bernard que narra a história de vida da artista mexicana, e a Alta Books tem agora os direitos do livro The great pretender, da jornalista Susannah Cahlan. A obra investiga o mistério por trás do dramático experimento que revolucionou a medicina moderna quando em 1937 um médico convenceu seis pessoas a se submeterem a tratamentos psiquiátricos.

A Intrínseca tem agora no seu prelo o livro The bitch, de Pilar Quintana. A obra conta a história de uma mulher que adota um filhote e traz à tona os muitos significados da maternidade e do amor. Já a Zahar comprou os direitos do livro de crônicas Un apartamento en Urano, do escritor espanhol Paul B. Preciado.

A Verus também adquiriu os direitos do romance Recipe for a perfect wife. Na obra de Karma Brown, a personagem principal encontra inspiração em notas escondidas em um livro de receitas escrito pela antiga proprietária de seu apartamento. A partir daí ela descobre notáveis paralelos entre a vida dessa mulher e a dela e começa a se questionar sobre o fundamento de seu próprio relacionamento com o marido.

Também um romance, a Paralela comprou os direitos do livro 44 Chapters About 4 Men, de B.B. Easton. O livro, que está sendo adaptado para virar série na Netflix, apresenta um olhar humorístico da sexualidade feminina e conta história de uma psicóloga que escreve suas fantasias sexuais em seu diário e reflete sobre seus ex-namorados bad boys. Depois de se estabelecer e formar uma família com seu marido sem graça, ela sente saudade da paixão imprudente que teve na juventude. Os outros quatro livros Easton – Skin, Speed Star e Suit – têm publicação prevista para 2021.

Já a Autêntica comprou os direitos da obra The traitor, de V.S. Alexander. A obra se baseia na história verdadeira do Rosa Branca, movimento de resistência dos jovens alemães contra o regime nazista, e conta a história de uma mulher que oferece sua vida na derradeira batalha contra a tirania, durante uma das horas mais sombrias da história. E a Dublinense tem os direitos do livro The map of salt stars, de Zeyn Joukhadar. A obra apresenta a história de Nour e sua família, ameaçada por conta da guerra na Síria.

Em não ficção, a Sextante adquiriu os direitos da obra Small Gases, big effect: The climate chance. Um livro sobre mudanças climáticas para iniciantes escrito pelos estudantes David Nelles e Christian Serrer e apoiado por 115 cientistas.

Tags: deals
[10/12/2019 06:00:00]