Djaimilia Pereira de Almeida vence Prêmio Oceanos 2019
PublishNews, Redação, 06/12/2019
Escritora portuguesa nascida em Angola levou o prêmio com a obra 'Luanda, Lisboa, Paraíso'. Dulce Maria Cardoso e Nara Vidal ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Djaimilia Pereira de Almeida | © Divulgação
Djaimilia Pereira de Almeida | © Divulgação
O Itaú Cultural e Oceanos anunciou na manhã da última quinta (5), os vencedores da sua edição de 2019. Em primeiro lugar, a obra escolhida foi Luanda, Lisboa, Paraíso (Companhia das Letras), da escritora portuguesa nascida em Angola Djaimilia Pereira de Almeida. Segundo os jurados, na obra, Djaimilia “compõe, através de linguagem viva, um relato sensível sobre as ilusões e desilusões do mundo pós-colonia”. O livro conta a história de Cartola e Aquiles, pai e filho que deixam a Angola em busca de um tratamento médico em Portugal nos anos 1980. Na capital, eles sentem na pele o preconceito de serem imigrantes da ex-colônia enquanto o regresso a Angola torna-se cada vez mais distante.

O segundo lugar ficou com Eliete (Tinta da China), da portuguesa Dulce Maria Cardoso e em terceiro, a obra Sorte (Moinhos), da brasileira Nara Vidal. Nesta edição, o valor total da premiação foi aumentado de R$ 230 mil, em 2018, para R$ 250 mil. Compuseram o júri final dois portugueses – o poeta Daniel Jonas e o crítico literário Manuel Frias Martins – e três brasileiras – as escritoras Maria Esther Maciel e Veronica Stigger e a crítica literária Eliane Robert Moraes.

Aberta ao público, a cerimônia de anúncio dos vencedores contou também com um debate entre os jurados sobre o atual momento da literatura em língua portuguesa a partir dos 10 livros finalistas.

[06/12/2019 09:00:00]