Prêmio IPL mostra colcha de retalhos dos projetos de incentivo à leitura do Brasil
PublishNews, Redação, 05/12/2019
Cerimônia premiou inciativas do Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul

Vencedores reunidos no fim da cerimônia de entrega do Prêmio | Divulgação
Vencedores reunidos no fim da cerimônia de entrega do Prêmio | Divulgação
Na noite desta quarta-feira (04) foram entregues os certificados e troféus do quarto Prêmio IPL – Retratos da Leitura, que busca dar reconhecimento a projetos exitosos quando o assunto é incentivo e promoção da leitura. Pelo palco da Unibes Cultural desfilaram sotaques e iniciativas de diversas regiões do Brasil. Foram reconhecidos trabalhos vindos do Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

Na categoria Cadeia Produtiva, que busca iniciativas empreendidas por empresas do setor, os ganhadores foram Caixa de Cultura (Sesi SP), A cidade da Gente (Editora Olhares – SP) e Escritores Mirins (Editora Guismofews – SP), estes dois últimos projetos que coloca crianças para escreverem e publicarem suas histórias.

Na categoria Organizações Sociais, os vencedores foram O Contágio pela Leitura (Associação Comunitária Voluntários pela Leitura), do município de Água Nova (RN), de apenas três mil habitantes; Palavras que Libertam (Centro Cultural A História que eu Conto), com menores reeducando da Fundação Casa do Rio de Janeiro, e Rede Beija-Flor (Rede Beija-Flor de Pequenas Bibliotecas Vivas de Santo André), de duas professoras aposentadas que resolveram desenvolver ações de incentivo à leitura na cidade de Santo André, na Grande São Paulo.

Em Mídia, os vencedores foram Kids Indoors (DF / RS), de Gisele Barcellos de Oliveira e Catherine Léon; Página Cinco (SP), blog do jornalista Rodrigo Casarin no UOL, e Revista Pessoa, de Mirna Queiroz.

Na categoria Bibliotecas, os troféus ficaram com Biblioteca Comunitária Casa Azul (Paraty – RJ), Laboratório do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (Libris), da Universidade Federal de Goiás, e Protagonismo Literário Dentro e Fora da Escola, da Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, de Natal (RN). O prêmio entregou ainda certificado de Honra ao Mérito à Cooperifa, de Sérgio Vaz, e aos teledramaturgos e diretor da novela Bom Sucesso, transmitida pela TV Globo.

[05/12/2019 11:00:00]