Publicidade
Publicidade
Podcast dessa semana recebe a mais nova livreira de SP
PublishNews, Redação, 02/12/2019
Monica Carvalho se prepara para abrir a Livraria da Tarde, que será instalada no bairro de Pinheiros

Quando o assunto é livraria, 2019 está sendo um bom ano para o bairro de Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo. Já brotaram ali duas novas livrarias: a Travessa, na Rua dos Pinheiros, e a Mandarina, na Ferreira de Araújo. Mas não vai parar por aí. Ainda esse ano, deve abrir a Livraria da Tarde, na Cônego Eugênio Leite, formando um hexágono com a Livraria da Vila, a Plana e a Patuá (deixando de contar os inúmeros sebos da Pedroso de Morais e da Teodoro Sampaio). Pinheiros caminha para ser o bairro das livrarias da metrópole.

Para entender os planos e aspirações da Tarde, o Podcast do PublishNews recebeu Monica Carvalho, proprietária do novo estabelecimento.

Psicóloga de formação, empresária por vocação, Monica é novata no mercado livreiro. Ela conta que o desejo de abrir uma livraria era antigo, mas a decisão veio depois de uma viagem: “No ano passado, fiz uma viagem a Portugal e fui procurar uma farmácia em Lisboa e só encontrava livrarias e livrarias maravilhosas. Quando eu percebi isso, eu pensei: o universo está me dizendo alguma coisa e vi que era o momento de realizar esse sonho”.

Com o faro apurado de uma consultora – ela é sócia da Movidaria, empresa especializada na educação corporativa –, foi estudar o mercado, entender suas dinâmicas e conhecer pessoas que pudessem ajudá-la na missão.

O mix da livraria de 120 m² será composto por obras de interesse geral – literatura estrangeira, nacional, poesia e biografias, em destaque –, mas terá um espaço especial para os livros de negócios. “Quando pensei no mix, pensei na minha relação com as pessoas que eu tenho aqui em São Paulo. Eu decidi que queria trabalhar com literatura geral – estrangeira, nacional, poesia, biografias -, mas eu vou ter livros de negócios, já que eu tenho uma rede de relacionamentos muito boa no mundo dos negócios e eu quero trabalhar isso”, disse na entrevista. E completou: “Meu sonho é aproximar a literatura do mundo dos negócios. Porque o mundo dos negócios é tão duro. Eu acho que se a gente conseguir levar um pouco de literatura para ele, a gente vai conseguir suavizar um pouco e deixar as pessoas menos ansiosas e menos deprimidas”. A livraria terá ainda espaço para livros de Ciências Sociais, em especial livros de psicologia, sociologia.

A livraria terá ainda uma área infantil e um café capitaneado pela chef pâtissier Nina de Paula, da Made by Nina.

O papo com a Monica teve a participação de Raquel Menezes, da Oficina Raquel e presidente da Liga Brasileira de Editores (Libre), que enviou a sua pergunta pelo Whatsapp, o novo canal de comunicação com os nossos assinantes.

O Podcast trouxe ainda uma breve entrevista com Fernanda Diamant, curadora da Flip 2020, que falou um pouco dos motivos de sua escolha em homenagear Elizabeth Bishop.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro, da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial, e da Auti Books, dê ouvidos a sua imaginação, escute Audiobooks. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts e Overcast.

Confira os audiolivros mais vendidos na Auti Books:

1. A sutil arte de ligar o foda-se (Intrínseca), de Mark Manson
2. Poesia que transforma (Sextante), de Bráulio Bessa
3. Sapiens (L&PM), de Yuval Noah Harari
4. Poder sem limites (BestSeller), de Tony Robbins
5. 21 lições para o Século 21 (Companhia das Letras), de Yuval Noah Harari
6. Homo Deus (Companhia das Letras), de Yuval Noah Harare
7. Essencialismo (Sextante), de Greg McKEown
8. As coisas que você só vê quando desacelera (Sextante), de Haemin
9. Sonho grande (Primeira Pessoa / Sextante), de Cristiane Correa
10. Liderança (Objetiva / Companhia das Letras), de Daniel Goleman

Livraria da tarde - Rua Cônego Eugênio Leite, 456
https://www.instagram.com/livrariadatarde/
https://www.facebook.com/livrariadatarde/
monica@livrariadatarde.com.br
compras@livrariadatarde.com.br

Made by Nina
http://www.madebynina.com.br

Tudo é Rio - Carla Madeira
https://www.quixote-do.com.br/produto/tudo-e-rio/

Sala Tatuí
http://lote42.com.br/sala-tatui/

Os sete afluentes do rio ota
https://www.sescsp.org.br/programacao/206429_os+sete+afluentes+do+rio+ota?m=0

Colação desenhando - Panda Books
https://www.pandabooks.com.br/?s=desenhando&post_type=product

Pitico
https://www.facebook.com/piticofalafel/

Gelateria Frida & Mina
http://www.fridaemina.com.br

A parte que falta encontra o Grande O
https://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=41200

O tempo e vento
https://www.companhiadasletras.com.br/titulos.php?busca=Erico+Verissimo+o+tempo+e+o+vento&x=0&y=0

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Nessa semana, nossa equipe recebeu Sara Fernanda Frigério, sócia da Literárius, um sistema especialmente desenvolvido para atender o mercado editorial e livreiro
Diretor editorial da Planeta no Brasil participou do Podcast do PublishNews, falou sobre crise, sobre inovação e fez revelações
A ganhadora do Prêmio Especial do Jovens Talentos deu uma merecida esticada na sua viagem, voltou e foi correndo pro nosso estúdio!
O Podcast do PublishNews recebeu Bruno Tenan, responsável pelo marketing da Edusp para falar sobre a Festa do Livro da USP
O homem por trás da PublishNewsTV é o entrevistado do Podcast dessa semana. No programa, ele faz reflexões sobre o jornalismo, a poesia e a literatura.
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Nessa semana, nossa equipe recebeu Sara Fernanda Frigério, sócia da Literárius, um sistema especialmente desenvolvido para atender o mercado editorial e livreiro
Toda semana você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Editor por trás de coleções que marcaram gerações de leitores, como ‘Vaga-Lume’ e ‘Para gostar de ler’, conversa com André Argolo
Monica Carvalho se prepara para abrir a Livraria da Tarde, que será instalada no bairro de Pinheiros
Em sua coluna, Henrique Rodrigues analisa a polêmica da Flip e o cenário literário atual no país
História em quadrinhos é, antes de tudo, roteiro. Não é desenho: desenho vem na sequência. O que eu busco é roteiro, história, texto
Mauricio de Sousa
Cartunista brasileiro
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar