
Os livros serão lançados a partir deste mês, iniciando com as publicações da década de 1940 – Perto do coração selvagem (1943), O Lustre (1946) e A cidade sitiada (1949). Assinado pelo designer Victor Burton, o novo projeto gráfico dos livros traz nas capas recortes de telas feitas por Clarice, que pintou 22 quadros ao longo de sua vida. Na orelha dos títulos, o leitor encontrará a íntegra da tela retratada na capa, e na contracapa, a foto de Clarice corresponderá à década em que cada livro foi publicado originalmente.
Para além das capas, os livros ganham renovação do conteúdo editorial com posfácios escritos por grandes especialistas da literatura clariceana como Nádia Battella Gotlib, Benjamin Moser, Marina Colasanti, Eucanaã Ferraz e próprio filho da autora, Paulo Gurgel Valente.
Para apresentar as primeiras publicações reeditadas Pedro Vasquez, o editor de Clarice na Rocco, e Teresa Monteiro, doutora em Estudos Literários e Mestre em Literatura Brasileira, especialista e biógrafa da autora, vão participar de uma mesa na Ler - Salão do Livro Carioca sobre o centenário de Clarice e o processo de relançar suas obras. O encontro acontece neste domingo (24), às 15h45, na Biblioteca Parque.