Ícones da História e da Cultura brasileiras estreiam na lista
PublishNews, Redação, 1º/11/2019
A lista dessa semana veio com cinco novidades. Quatro delas, livros sobre personalidades que influenciaram – de uma forma ou de outra – a História do Brasil

O que a mais nova santa brasileira, Dulce dos Pobres; Dona Maria I, avó de D. Pedro I, imperador do Brasil; os 32 presidentes do período republicado brasileiro e a cantora Elis Regina têm em comum? Todos eles estrearam essa semana na Lista dos Mais Vendidos do PublishNews, ocupando postos na Lista de Não Ficção. A biografia da Santa Dulce dos Pobres (Petra / Ediouro), escrita pela jornalista Mariana Godoy, ocupa a 11ª posição, com 376 exemplares vendidos na semana; D. Maria I (Benvirá /Somos), da historiadora Mary del Priore está na 17ª, com 290; Os presidentes (HarperCollins Brasil), desdobrado do podcast Presidente da semana, comandado pelo jornalista Rodrigo Viseu na Folha, aparece na 19ª posição, com 278, e Elis e eu (Planeta), as memórias de João Marcelo Boscoli sobre a sua mãe, Elis Regina, está na posição de número 20, com 260 cópias vendidas na semana.

Uma quinta novidade completa o time de estreantes: a edição pocket de Rio Vermelho (Faro), livro de Amy Lloyde, que aparece na 19ª posição da Lista de Ficção, com 290 exemplares vendidos.

Na comparação com a semana passada, as vendas caíram 20%. A queda foi mais sentida em Autoajuda (-27%), Infantojuvenil (-26%), Ficção (-24%) e Não Ficção (-21%). Negócios se manteve estável.

E veio justamente da lista de Negócios o campeão de vendas da semana. Ao vender 4.003 exemplares, DNA milionário (Gente), de Elainne Ourives, alcançou o topo do Ranking Geral, deixando o quase sempre inabalável A sutil arte de ligar o foda-se (Intrínseca) em segundo lugar, com 3.889. Quem reapareceu nessa embaralhada do Ranking Geral foi O milagre da manhã (BestSeller / Record), que voltou para o pódio ao vender 2.781 cópias.

O Ranking Geral das Editoras é liderado pelo Grupo Companhia das Letras, com 12 títulos emplacados nessa semana. A Intrínseca, com dez, ficou em segundo lugar e a Sextante, com oito, terminou o período em terceiro.

[01/11/2019 07:00:00]