Frankfurtianas: Evocando 'paz e justiça social', Sebastião Salgado recebe prêmio em Frankfurt
PublishNews, Redação, 21/10/2019
E mais: CEO da Penguin Random House diz que não há época melhor para o livro e Feira vê aumento no seu público

Em junho foi anunciado que o fotografo brasileiro Sebastião Salgado foi o ganhador do German Book Trade Peace Prize, pelas suas “contínuas campanhas em prol da paz e da justiça social”. Neste domingo, ele recebeu o prêmio durante a Feira do Livro de Frankfurt e dedicou a conquista a todas as vítimas das tragédias que fotografou. Além disso, aproveitou o discurso para novamente criticar o presidente Jair Bolsonaro. “A Amazônia está nas notícias agora pela política criminosa do presidente brasileiro. Os povos indígenas vivem com medo. A agricultura industrial destrói cada vez mais a floresta", analisou. Sebastião leva para casa 25 mil euros.

**

A vida invisível de Eurídice Gusmão, escrito por Martha Batalha, também foi finalista do Frankfurter Buchmesse Film Awards 2019, que busca premiar as melhores adaptações literárias para cinema em três categorias: Melhor Adaptação Literária, Melhor Adaptação de Livro Ilustrado e Melhor Adaptação de Livros Infantis e Juvenis. A obra vencedora na categoria do livro de Martha Batalha foi Out Stealing Horses, drama norueguês estrelado por Stellan Skarsgård, dirigido por Hans Petter Moland e baseado no romance de Per Petterson.

**

Antes de colocar um ponto final na sua participação em Frankfurt, Markus Dohle, CEO global da Penguin Random House, reuniu parceiros e colaboradores no estande da editora, para celebrar. Ele está otimista. Chegou a afirmar que "esse é o melhor momento para publicar desde Gutenberg". No seu rápido discurso, citou a compra da Zahar, para destacar o crescimento da empresa que dirige.

**

A 71ª Feira do Livro de Frankfurt acabou neste domingo com um aumento de 9,2% no número de visitantes no final de semana e um ligeiro aumento de 1,8% nos dias de visitas comerciais. Foram 302.267 visitantes ante os 285.024 em 2018, um aumento de 5,5%. Este ano, 7.450 expositores de 104 países participaram do evento, sendo que no último ano mais países estavam presentes, eram 109. Já os principais temas tratados durante a feira foram a diversidade, sustentabilidade e engajamento político.

**

Em um novo espaço, o Centro de Agentes Literários (LitAg) e o Publishers Rights Corner também voltou a crescer. 355 agencias de 35 países participaram das reuniões e os agentes relataram um forte interesse em não ficção.

**

Já os eventos da Bookfest e os espalhados pela cidade atraíram 25 mil visitantes, dos quais cinco mil participaram dos 56 eventos organizados em Frankfurt.

**

Quem também merece destaque é o Áudio. Cerca de 260 visitantes participaram do Frankfurt Audio Summit, uma conferência de meio dia com palestrantes do Spotify, Audible, Storytel e Wondery, entre outros.

[21/10/2019 03:30:00]