Das piscinas (ou dos palcos) para a lista dos mais vendidos
PublishNews, Redação, 30/09/2019
Lista dos Mais Vendidos dessa semana destaca os livros de Joel Moraes e de Fernanda Montenegro, estreantes que chegaram fazendo muito barulho

Atletas e artistas têm algo em comum: só se fazem diante de muito treino. A diferença é que um é explosivo, vai do zero a 100 em segundos, mas se aposenta cedo, já o outro, é mais artesanal, melhora muito com o tempo e tem uma carreira que pode ser longa. A lista dos mais vendidos dessa semana evidencia isso. Ocupando o primeiríssimo lugar da semana, está o ex-atleta da Seleção Brasileira de Natação Joel Moraes, de 38 anos. Ele lançou Esteja, viva, permanece 100% presente (Gente), que como em um sprint, vendeu 14.035 cópias na semana de estreia. Já quase nonagenária Fernanda Montenegro, a grande dama do teatro brasileiro, chegou mais devagar. Seu livro Prólogo, ato e epílogo (Companhia das Letras) ocupa a posição de número seis da Lista Não Ficção, com 862 cópias vendidas.

Em 100% presente, o ex-nadador mostra que o “sucesso é treinável” e reúne cinco passos para desenvolver alta performance em todas as áreas. Já o livro de Fernanda Montenegro é resultado de 18 entrevistas que a artista concedeu à jornalista Marta Góes. Nele, estão as memórias da atriz que completa 90 anos no próximo dia 16.

A lista trouxe outros seis estreantes nessa semana. Junto com Fernanda, em Não Ficção, apareceram a Nova Bíblia Pastoral (Paulus), com 302; Darwin sem frescura (HarperCollins Brasil), com 299, e Manual do coração de Jesus (Loyola), com 277. Em Autoajuda, junto com Joel, estreou Coragem é agir com o coração (Sextante), com 755.

Novidade também em Infantojuvenil, onde apareceu pela primeira vez o livro As aventuras de Mike (Outro Planeta / Planeta), com 912 cópias vendidas. Completando o time de estreantes, o box HP Lovecraft – Os melhores contos – Parte 2 (Pandorga) fez seu debut ocupando a 19ª posição de Ficção, com 522 exemplares vendidos. Lembrando que a primeira parte dos melhores contos da mesma série aparece na posição de número 11, com 701.

Em relação com a semana passada, os números gerais da lista caíram 10%. Ficção (-25%), Não Ficção (-24%) e Infantojuvenil (-22%) contribuíram para essa má performance.

O Ranking Geral, como já foi dito, é liderado pelo livro de Joel Moraes, que é seguido por A sutil arte de ligar o foda-se (Intrínseca), que teve 5.581 exemplares vendidos, e Escravidão (Globo Livros), com 4.025.

O Ranking Geral das Editoras é encabeçado pelo Grupo Companhia das Letras, que emplacou 11 títulos. Em segundo lugar ficaram empatadas a Sextante e a Intrínseca, com nove títulos cada. O bronze ficou com Ediouro e Gente que emplacaram sete títulos cada.

[30/09/2019 10:00:00]