Evento em SP debate o papel de bibliotecas escolares na Educação Básica
PublishNews, Redação, 23/09/2019
Realizado pelo Instituto Pró-Livro, seminário vai discutir resultados da Pesquisa Retratos da Leitura – Bibliotecas Escolares

Acontece logo mais, a partir das 13h, o seminário Retratos da Leitura – Bibliotecas Escolares: Bibliotecas na Escola Fazem Diferença na Aprendizagem dos Alunos?, que vai debater o impacto das bibliotecas escolares e salas de leitura na aprendizagem dos alunos da Educação Básica. O evento, que ocupará o Itaú Cultural (Av. Paulista, 149 – São Paulo / SP), é organizado pelo Instituto Pró-Livro (IPL) e vai analisar os resultados da pesquisa Retratos da Leitura – Bibliotecas Escolares realizada pelo Insper, a pedido do IPL. “A pesquisa teve a intenção de identificar, nas escolas onde os alunos apresentam melhor performance nos indicadores de avaliação da educação, como Ideb e Saeb, quais atributos dessas bibliotecas ou salas de leitura podem estar relacionados ao desempenho dos alunos em Língua Portuguesa, impactando-o. Isso é fundamental para identificarmos o que deve ser garantido na instalação, no funcionamento, no perfil profissional e nas atividades oferecidas pelas bibliotecas escolares para que, de fato, tais aspectos atuem integrados ao currículo escolar”, explica Zoara Failla, coordenadora da pesquisa.

Além de Zoara, participam dos painéis, o presidente do IPL, José Ângelo Xavier; a pesquisadora do Insper, Clarice Martins; a secretária executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e fundadora do Palavralida, Renata Costa; a diretora de Ações Educacionais do FNDE/MEC, Karine Silva Santos; a presidente executiva do Todos pela Educação, Priscila Cruz; o presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Marcos Luiz Cavalcanti de Miranda e o deputado federal Rafael Motta (PSB), membro da Comissão de Educação, entre outros.

As vagas do seminário já foram totalmente preenchidas, mas toda a programação será transmitida pela internet. Para assistir, basta acessar a página do Itaú Cultural no Facebook.

[23/09/2019 10:00:00]