Publicidade
Publicidade
Marketing Digital é tema de episódio do Podcast dessa semana
PublishNews, Redação, 02/09/2019
Podcast recebe Mila Marques e Daniela Senador, da Soneto e mais: nossa equipe envia entrevistas direto da Convenção Nacional de Livrarias e da Bienal do Rio

O Podcast do PublishNews dessa semana ganhou um formato diferente. Além da já tradicional entrevista em estúdio – que nessa semana recebeu a dupla Daniela Senador e Mila Marques, da Soneto – nossa equipe enviou pequenas entrevistas direto do Rio de Janeiro, onde aconteceu a Convenção Nacional de Livrarias e está acontecendo a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, que segue com a sua programação até o próximo domingo. Participaram das entrevistas Murilo Cosmo e Gilmar Cosmo Jr., do Grupo A Página. Eles assumiram o negócio depois da morte do pai, Gilmar Cosmo, fundador da empresa. Eles falaram sobre o plano e sobre a sucessão.

Outro que participou do Podcast foi Sergio Mena Barreto, presidente-executivo da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), que reúne os maiores grupos varejistas de medicamentos no Brasil que faturaram R$ 51 bilhões no ano passado. Ele destacou a guerra encampada pela entidade contra a falta de medicamentos nas lojas. Para isso, foram desenvolvidos sistemas que colocam varejista, distribuidores e indústria na mesma página com o objetivo de evitar a ruptura. O PublishNews conversou também com Alê Munhoz, o novo diretor geral para o Kindle no Brasil. Ele falou sobre as ações preparadas para a Bienal.

No estúdio, a conversa foi sobre marketing digital. Daniela e Mila são sócias da Soneto, uma agência especializada no assunto e tem algumas editoras na sua cartela de clientes. “O mercado está mudando e não dá para ficar para trás”, comentou Mila. “Em relação a mercados com mais grana, como o automotivo, o editorial ainda está para trás, no geral, é um mercado especial, com editoras com verbas enxutas, mas a gente acredita que independente do budget, com criatividade, uma visão crítica e com o foco em resultados, dá para todo mundo acompanhar, sim (...) O editorial tem muito potencial para inovar. O livro é um produto especial. Tem muito o que falar, tem muito o que fazer. Nesse sentido, tem uma vantagem”, completou.

“O que a gente tem mais percebido como demanda desse mercado é o interesse por pesquisas de entendimento do comportamento do público. O perfil demográfico não funciona mais, principalmente no mercado editorial. Tem um interesse muito claro desse mercado por entender o comportamento de público, por definir posicionamento mais claros, as formas de ele se comunicar com esses públicos por meio dos canais digitais; a forma como ele direciona as ações”, defendeu Daniela.

O Podcast trouxe ainda o tradicional giro de notícias, comentado pela nossa redação. A equipe também comentou a lista dos livros e dos audiolivros mais vendidos da semana.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro, do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial, e da Auti Books, dê ouvidos a sua imaginação, escute Audiobooks. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunesGoogle Podcasts e Overcast.

Confira os audiolivros mais vendidos na Auti Books

1. Rápido e devagar - Objetiva

2. Mindset - Objetiva

3. 1984 - Companhia das Letras

4. A sutil arte de ligar o foda-se - Intrínseca

5. Comece pelo porquê - Sextante

6. O poder do hábito - Objetiva

7. Scrum - Sextante

8. Sapiens - L&PM

9. A coragem de ser imperfeito - Sextante

10. O mundo de Sofia - Companhia das Letras

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
O episódio da semana conversou com executivos sobre as novas lojas físicas da Estante Virtual e da Livraria da Vila
Programa desta semana foi até a CCXP, realizada em São Paulo, para conversar com representantes do mercado editorial de quadrinhos e cultura pop
Programa desta semana recebe dois autores que ganharam prêmios recentemente e um curador: Beatriz Bracher, Marcílio França Castro e Rogério Pereira
No episódio da semana, o escritor e influenciador Tiago Valente explica o que pensa sobre o fenômeno da 'leitura performática', tradução da expressão 'performative reading', uma tendência que vem se consolidando nas redes sociais
As convidadas do episódio são as livreiras Letícia Bosísio, sócia da Janela Livraria, e Fran Junqueira, da Ceci Livraria e editora da Tigrito, que estão com novidades
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Em sua coluna, Henrique Rodrigues analisa alguns fatos da área do livro e leitura ocorridos em 2025
Um dos principais desafios da indústria livreira é entender como podemos manter vivo o interesse nos livros
O episódio da semana conversou com executivos sobre as novas lojas físicas da Estante Virtual e da Livraria da Vila
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Se eu tivesse que optar entre escrever e ler, sem dúvida nenhuma, escolheria a leitura.
Paulo Scott
Escritor brasileiro

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar