Publicidade
Publicidade
Catavento completa 55 e faz a festa no Podcast do PublishNews
PublishNews, Redação, 19/08/2019
Julio Cesar da Cruz e Roberto Novaes, ambos à frente da Distribuidora Catavento, são os convidados do Podcast dessa semana

Nesse mês de agosto, a Catavento, uma das distribuidoras mais atuantes do mercado livreiro brasileiro, completou 55 anos, com festa surpresa, bolo e tudo mais. Daí que o Podcast do PublishNews resolveu convidar Julio Cesar da Cruz e Roberto Novaes, que capitaneiam a casa, para uma conversa. Eles contaram um pouco de como foi o início da empresa; como têm enfrentado a crise e como veem o futuro do negócio do livro.

A história da Catavento

A dupla relembrou que a empresa nasceu em 1964 por Ramiro Novaes, evadido da Globo de Porto Alegre. O nome Catavento veio de uma antiga coleção de livros clássicos de bolso da própria Globo. Julio lembra que mais do que isso: “Catavento, além de indicar a direção do vento, indica a direção Norte, a direção a seguir, sempre dá uma referência”. Os outros sócios foram Raimundo Nonato, que depois criou a Farmalivros; Waldir Martins Fontes, que depois se dedicou à Martins Fontes, e Manuel Augusto, que era da área comercial. Há quase 40 anos, Julio, que começou com engenharia química, depois enveredou para a economista e hoje é chefe-escoteiro, entrou na empresa para trabalhar com Ramiro e acabou sócio. Roberto, que é arquiteto de formação, entra na empresa em 92.

A crise

Os dois comentaram a “balançada” que o mercado sofreu nos últimos meses. “A crise já vem de algum tempo para cá e nós recentemente percebemos todas as dificuldades das duas principais, Cultura e Saraiva, que estão agora se reorganizando” comentou Roberto. “Isso realmente foi um baque. Porque essas redes estavam espalhadas por várias capitais do Brasil e nessa penetração Brasil afora, elas inibiram muito os livreiros locais e, nesse exato momento, a gente percebe que com essa dificuldade que eles vêm passando, que começou haver uma retomada de pequenos e médios livreiros. A gente sente que há um movimento em relação à abertura de novos pontos de vendas para suprir essa dificuldade”, completou.

Julio pontua que houve um acréscimo no share dos distribuidores, mas mesmo assim, não está sendo fácil. “As margens são muito mais apertadas”, disse. Além disso, observa que não houve aumento no consumo e sim uma diminuição na oferta de livro. “O percentual vendido por distribuidores parece que aumenta, mas em números nominais, eles praticamente mantém o mesmo. [As livrarias menores] começam a ter também um fluxo maior de pessoas. Mas essa demanda saiu de alguém, infelizmente. Isso não é o que nós queremos. As distribuidoras sempre tiveram um papel importante nessa pulverização, com livrarias de médio e pequeno porte. É o que sobrava para distribuidores. É o que eles faziam e sempre fizeram e continuam fazendo. No nosso caso, Catavento, a livraria sempre foi o nosso maior segmento. Sempre foi o nosso maior faturamento. Nos últimos três meses, nós aumentamos significativamente o atendimento às livrarias. Para vocês terem uma ideia ou até o julho deste ano, né? Nós conseguimos atender 938 CNPJ diferentes”, disse Julio.

O programa trouxe ainda uma entrevista com Raquel Menezes, a última ganhadora do Prêmio Jovens Talentos a participar do Podcast. Ela falou um pouco sobre como recebeu a notícia e de como pretende usufruir do prêmio, caso seja escolhida como a ganhadora do Prêmio Especial. O vencedor será conhecido no próximo dia 30, dentro da programação da Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Nossa equipe fez o tradicional Giro de Notícias e comentou os livros e os audiolivros mais vendidos na semana.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro, do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial, e da Auti Books, dê ouvidos a sua imaginação, escute Audiobooks. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunesGoogle Podcasts e Overcast.

Mais vendidos Auti Books:

1- A morte é um dia que vale a pena viver (Sextante), de Ana Claudia Quintana Arantes

2- Os segredos da mente milionária (Sextante), de T. Harv Eker

3- Mindset (Objetiva), de Carol Dweck

4- A sutil arte de ligar o foda-se (Intrínseca), de Mark Manson

5- Rápido e devagar (Objetiva), de Daniel Kahneman

6- Sapiens (L&PM), de Yuval Noah Harari

7- Inabalável (BestSeller), de Tony Robbins e Peter Mallouk

8- Me poupe! (Sextante), de Nathalia Arcuri

9- Comece pelo porquê (Sextante), de Simon Sinek

10- As sete irmãs (Arqueiro), de Lucinda Riley


Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Cinthia Favilla, gerente da Bienal de SP, participa do programa para falar das novidades do evento que acontecerá em 2020. Programa traz ainda relato dos bastidores da operação de Felipe Neto na Bienal do Rio.
Cid Vale Ferreira, um dos idealizadores do Coesão Independente, é o convidado do Podcast dessa semana. Ele veio falar sobre o evento de formação de profissionais do livro que o coletivo realiza neste fim de semana, em SP.
No último episódio desse projeto que trouxe os áudios das mesas da programação do PN na Flip, você ouve os autores PJ Maia, Luisa Peleja, A. N. Bruno e Patrícia Pappalardo que se autopublicaram com a ajuda da editora Labrador
Podcast recebe Mila Marques e Daniela Senador, da Soneto e mais: nossa equipe envia entrevistas direto da Convenção Nacional de Livrarias e da Bienal do Rio
Mesa reuniu Raphael Secchin, Reinaldo Ferraz e Jonatas Eliakin para discutir como o mercado digital pode alcançar os leitores esquecidos pelo mercado tradicional
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
A PublishNewsTV dessa semana conversou com Fernando Nuno, músico, jornalista e editor responsável pelo famoso Círculo do Livro
Na crônica desse mês, Luciana Pinsky narra o efêmero relacionamento de duas pessoas que mantiveram um relacionamento virtual, com raros, "mas sempre muito desejados" encontros presenciais
Cinthia Favilla, gerente da Bienal de SP, participa do programa para falar das novidades do evento que acontecerá em 2020. Programa traz ainda relato dos bastidores da operação de Felipe Neto na Bienal do Rio.
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Os melhores leitores são os que não têm a ver com o universo literário.
Alejandro Zambra
Escritor chileno
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar