Publicidade
Publicidade
Por onde anda Mansur Bassit?
PublishNews, Redação, 22/07/2019
Ex-diretor da Câmara Brasileira do Livro e ex-secretário de Economia da Cultura do MinC esteve no Podcast do PublishNews para apresentar seu novo projeto

Mansur Bassit e Robson Lima participaram do Podcast do PublishNews dessa semana
Mansur Bassit e Robson Lima participaram do Podcast do PublishNews dessa semana

O Podcast do PublishNews dessa semana recebeu Mansur Bassit, que acumula experiências tanto como diretor-executivo da Câmara Brasileira do Livro (CBL) quanto como secretário de Economia da Cultura do extinto Ministério da Cultura. Ao lado de Robson Lisboa, ele apresentou o seu projeto Take Wall - Livro Conectado, a ser lançado na próxima Convenção Nacional de Livrarias (28 e 29/08). O que a solução promete é expandir as fronteiras do livro físico para além das prateleiras das livrarias e bibliotecas por meio de conteúdos extras acessíveis via QRCode que poderá estampar capas e materiais promocionais de livros.

A aposta é na tecnologia como forma de revolucionar o modo como as pessoas leem os livros físicos. “Por meio de conexões digitais, você passa a ter uma nova experiência com os livros impressos”, defendeu Mansur na entrevista. Capítulos de degustação, booktrailers, resenhas do livro, entrevistas com os autores são alguns desses conteúdos que podem estar camuflados por trás dos QRCodes.

A ideia, segundo Mansur, é que as narrativas encontrem seus leitores. “O que tem de relevante nesse livro para a minha vida? Como eu encontro esse livro? Como esse livro pode vir atrás de mim porque eu não tenho mais tempo de ir atrás de mais nada? Como essa narrativa sai do livro, esse corpo onde está enclausurada, e vai atrás desse leitor? A ideia que a gente traz é engajar o leitor com essa narrativa através da sua captura para o mobile”, explicou.

Ao apontar seus celulares para o QR Code estampado na capa do livro, por exemplo, o leitor é encaminhado para a “biblioteca” daquele título específico. Ali, além dos conteúdos extras, o leitor poderá comprar o livro por meio de e-commerces conveniados à plataforma. Robson e Mansur defendem que a plataforma – apresentada no formato de um app – poderá ser usada como uma poderosa ferramenta de marketing nas mãos dos editores que aderirem mediante o pagamento de uma taxa de instalação e de uma mensalidade.

As livrarias, defendem os idealizadores, não serão prejudicadas pelo serviço. É que o serviço é georreferenciado, ou seja, quando o usuário consultar um título, o app saberá onde isso aconteceu e a tecnologia garante que, caso ele deseje comprar, será encaminhado ao e-commerce daquela livraria específica. Só no caso de a livraria não ter um e-commerce ou de o leitor estar muito distante de onde “bipou” o livro é que ele será encaminhado aos concorrentes, asseguram.

O Podcast dessa semana trouxe ainda uma entrevista com Carolina Rocha, gerente editorial da Editora Gente e uma das ganhadoras do Prêmio Jovens Talentos. Ela explicou melhor a sua atuação na casa onde trabalha e falou dos planos para a Feira do Livro de Frankfurt caso seja eleita para o Prêmio Especial, que será anunciado no dia 30 de agosto, na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. Até lá e a cada semana, o Podcast receberá os outros quatro Jovens Talentos.

O programa dessa semana apresentou a Autibooks como o nosso novo patrocinador. Semanalmente, a plataforma de audiolivros apresentará seus dez títulos mais vendidos. Nessa semana, quem lidera o ranking é O poder o hábito (Objetiva). Na sequência, aparece A sutil arte de ligar o foda-se (Intrínseca) e, em terceiro, O milagre da manhã para se tornar um milionário (BestSeller / Record). Confira no fim desta matéria o ranking completo.

Além da Autibooks, o Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro, e do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes Google Podcasts e Overcast.

1. O Poder do hábito (Objetiva)

2. A sutil arte de ligar o foda-se (Intrínseca)

3. O milagre da manhã para se tornar um milionário (BestSeller / Record)

4. Mindset (Objetiva)

5. A riqueza da vida simples (Sextante)

6. Sapiens (L&PM)

7. Celular, doce lar (Sextante)

8. Ted Talks (Intrínseca)

9. Vicente Falconi (Primeira Pessoa / Sextante)

10. Me poupe! (Sextante)

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Episódio da Audioteca Paraty dessa quinta-feira traz o áudio da mesa que reuniu os autores independentes Felipe Sali, Juliana Dantas e Leonardo Baruki
Primeiro episódio da Audioteca Paraty dessa semana traz a íntegra da mesa que mostrou as ações do Sesc na formação do leitor e na promoção de leitura
Julio Cesar da Cruz e Roberto Novaes, ambos à frente da Distribuidora Catavento, são os convidados do Podcast dessa semana
Nesta Audioteca Paraty, você ouve a mesa 'Faces do sexual', que falou sobre o livro de mesmo nome e reuniu o seu autor, Rafael Kalaf Cossi, e os psicanalistas Vera Iaconelli e Christian Dunker
O episódio desta terça traz a íntegra da conversa que Talita Facchini teve com Lucília Garcez, autora do livro 'Outono', publicado pela Outubro Edições
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Episódio da Audioteca Paraty dessa quinta-feira traz o áudio da mesa que reuniu os autores independentes Felipe Sali, Juliana Dantas e Leonardo Baruki
O escritor, tradutor e jornalista é o convidado dessa semana da PublishNewsTV. No papo, ele falou sobre a infância, as profissões e ainda contou ‘causos’ das várias personalidades que já entrevistou.
Primeiro episódio da Audioteca Paraty dessa semana traz a íntegra da mesa que mostrou as ações do Sesc na formação do leitor e na promoção de leitura
Julio Cesar da Cruz e Roberto Novaes, ambos à frente da Distribuidora Catavento, são os convidados do Podcast dessa semana
Uma amiga encomendou a nossa colunista Luciana Pinsky uma crônica feliz, sobre o casamento... Ela fez...
Se você considerar o livre-arbítrio algo fundamental, o que nós romancistas queremos fazer é salvar a humanidade - só isso.
Jonathan Franzen
Escritor norte-americano
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar