Feira de Brasília cancela parte da sua programação
PublishNews, Redação, 07/06/2019
‘Entregamos a melhor feira possível, mas não a que desejávamos’, dizem organizadores do evento que começou oficialmente ontem

Um e-mail enviado no fim da manhã desta quinta-feira (6) colocou um fim na espera de alguns autores que aguardavam os bilhetes aéreos e a confirmação de hotel para participarem da 35ª edição da Feira do Livro de Brasília (FeLiB). Mas o e-mail não chegou com o esperado e sim com um “desconvite”. É que a organização do evento teve que cancelar parte da programação do Café Literário por questão de verbas. “Num momento em que o mercado editorial diminuiu pelo quinto ano consecutivo, em que as livrarias estão fechando, em que os investimentos privados são ainda pouco significativos e esparsos, em que as políticas públicas do livro, da leitura e bibliotecas estão aquém do necessário, ainda assim, conseguimos mais uma vez colocar de pé, com altivez, a tradicional 35ª Feira do Livro de Brasília. Mas a tarefa a cada ano mostra-se mais hercúlea. Fomos forçados a fazer diversos e dolorosos cortes indigestos. Entregamos a melhor FeLiB possível, mas não a que desejávamos”, diz o documento assinado por Ivan Valério da Silva e Atanagildo Brandolt, respectivamente presidentes da Câmara do Livro do DF e do Instituto Latinoamerica, organizadores da feira.

Entre os autores “desconvidados” estão nomes como Ignácio de Loyola Brandão, Alberto Mussa, Geovani Martins, Marcelino Freire e Josélia Aguiar. Ao Correio Braziliense, Loyla comentou: “O problema maior é que sabemos porque estamos sendo desconvidados. Porque os meios oficiais nem estão aí. Mas verba para lagosta no Supremo, tem, ah, isso tem. Porque um governo que não tem Ministério da Cultura, despreza ensino, corta verbas da educação e cultura, é um governo analfabeto, sem preparo, sem primeiras letras, desprezível. Um governo que em lugar de ir lutar no Parlamento pelas sua causa maior, a previdência, fica fazendo decretos sobre trânsito".

Mesmo menor, a Feira de Brasília abriu suas portas e segue com a sua programação até o próximo dia 16, no Complexo Cultural da República.

[07/06/2019 08:00:00]