
Sobre sua gestão, Torelli destacou a importância da Pesquisa Retratos da Leitura. “Acredito que a legitimidade conquistada pela Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil seja um bom termômetro da importância das ações do IPL junto ao governo e sociedade civil, orientando políticas públicas e projetos”. Já Ângelo pretende, durante seu mandato, dar continuidade ao trabalho de Torelli e ressaltou que "o IPL tem como permanente desafio desenvolver e apoiar ações voltadas a valorizar e incentivar o hábito à leitura em solo nacional, assim como o acesso ao livro”.
Será de Ângelo a tarefa de apresentar ao mercado a 5ª Edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, maior e mais completo estudo sobre o comportamento do leitor brasileiro, que tem previsão de divulgação em 2020. “Neste ano devemos anunciar novidades para a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. Para a 5ª edição vamos aprofundar alguns estudos, como a leitura de literatura infantil e juvenil, além da leitura em suporte digital.”, resumiu Xavier.
O Instituto Pró-Livro foi fundado em 2006 pelas entidades do livro (Abrelivros – Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares, CBL – Câmara Brasileira do Livro e, SNEL – Sindicato Nacional das Editora de Livros) com a missão de transformar o Brasil em um país de leitores.
A nova diretoria do IPL para o biênio 2019-2021:

Diretoria
Presidente: José Ângelo Xavier - Abrelivros
Vice-Presidente Administrativo: Marcos da Veiga Pereira - SNEL
Vice-Presidente Técnico: Vitor Tavares - CBL
Primeira Secretária: Cristina Swiatovski - Abrelivros
Segundo Secretário: Alfredo Weiszflog - CBL
Primeiro Tesoureiro: Jorge Yunes - Abrelivros
Segundo Tesoureiro: Renato Fleischner - SNEL
Conselho fiscal
Titulares:
Diego Drumond - CBL
Dante Jose Alexandre Cid - SNEL
Karine Gonçalves Pansa - CBL
Suplentes:
Maria Lucia Kerr c. De Queiroz - ABbrelivros
Paulo Moregola - CBL
Mauro Ribeiro Palermo – SNEL