Fliaraxá homenageia Machado de Assis e Valter Hugo Mãe
PublishNews, Redação, 21/05/2019
Oitava edição do evento acontece de 19 a 23 de junho, reunirá mais de 100 autores e terá a participação do ator Thiago Lacerda. Credenciamento já está aberto.

Marcada para acontecer no feriado de Corpus Christi, de 19 a 23 de junho, a 8ª edição do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá) vem com o tema Literatura, leitura e imaginação. O evento acontece no Tauá Grande Hotel e Thermas de Araxá (Rua Águas do Araxá, s/n - Araxá / MG), que receberá mais de 100 autores e autoras que irão se reunir para celebrar o amor pelos livros e pela leitura numa programação totalmente gratuita.

O patrono dessa edição é Machado de Assis, um dos fundadores e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras e dando sequência à vocação lusófona do Festival, o autor homenageado é o português Valter Hugo Mãe, que lança três livros novos. A novidade é que toda parte visual do evento será composta por ilustrações de Valter, artista plástico, feitas com exclusividade. Já a curadoria ficou mais uma vez, por conta de Afonso Borges, pela historiadora e professora Heloisa Starling, o cientista político Sergio Abranches, a filosofa Marcia Tiburi e o educador Leo Cunha.

"Toda nossa programação foi feita em cima dos nossos homenageados, dos 180 anos de Machado de Assis e a respeito do Valter Hugo Mãe. O foco do nosso trabalho é com o autor nacional - que é fundamental para nossa cultura e é muitas vezes maltratado - e com o intercâmbio lusófono", contou Afonso. O curador adiantou ainda uma surpresa na sua programação: nos dias 21 e 22, o ator Thiago Lacerda lerá textos dos dois homenageados do festival. Vai funcionar assim, Thiago lerá os textos e os Acadêmicos comentarão cada um deles.

Fliaraxá 2018
Fliaraxá 2018

Só no ano passado, foram quase 30 mil pessoas em quatro dias de evento, que contou ainda com 120 autores. Reforçando o foco no autor nacional, dentre os convidados dessa edição estão nomes como Monja Coen, Valter Hugo Mãe, José Eduardo Agualusa, Talita Talibert, Simone Paulino, Elisa Ventura, Luiz Ruffato, Schneider Carpeggiani, Paulo Werneck, Cris Guerra, Heloisa Starling, Clóvis de Barros Filho, Marina Colasanti, Alice Ruiz, Cristovão Tezza, Ignácio de Loyola Brandão, Edney Silvestre, Marco Luchesi, Antonio Carlos Secchin, Sergio Sá Leitão, Maria Valéria Rezende, Míriam Leitão, Antonio Prata, Pedro Bandeira e muitos outros.

Outra novidade do evento é que pela primeira vez, o projeto Sempre um Papo terá seu espaço no evento e levará escritores para conversarem descontraidamente com o público em salas menores, durante uma hora por dia, fora da programação oficial. "Esse ano democratizamos ainda mais o acesso, além da programação inteiramente gratuita, o autor que quiser lançar seu livro pode entrar em contato com a nossa coordenação e marcar um horário para fazer seu lançamento, ele pode conseguir um horário no Sempre um Papo", adiantou Afonso.

Este ano, o Fliaraxá também terá novamente a Blooks como livraria oficial do evento, que venderá livros a preços reduzidos. O evento contará com a continuidade do concurso de redação ‘Maria Amália Dumont’; com a programação especifica dirigida às crianças e adolescentes; com a área de gastronomia, instalada na parte externa do Grande Hotel; e com o Pré-Fliaraxá, um "esquenta" nas escolas públicas e particulares da cidade que acontece entre os dias 10 e 18 de junho.

A partir de hoje o credenciamento para o evento está aberto e a programação completa você confere aqui.

[21/05/2019 06:00:00]