Publicidade
Publicidade
Por dentro do mercado dos livros jurídicos
PublishNews, Redação, 20/05/2019
O Podcast do PublishNews dessa semana deu espaço para os livros jurídicos e recebeu Henderson Fürst, editor jurídico na Editora Forense, Atlas e Método, do GEN

Há um bom tempo o Podcast do PublishNews queria saber mais sobre os bastidores dos livros jurídicos e para responder nossas dúvidas convidamos Henderson Fürst, editor jurídico na Editora Forense, Atlas e Método, do Grupo Editorial Nacional (GEN) e colunista do PN.

Apresentador do Prêmio PublishNews nas horas vagas, Henderson falou sobre o “mundo dos livros jurídicos”, como entrou para esse mercado e sobre as diferenças entre o mercado dos livros jurídicos para o de livros gerais. “Uma diferença muito marcante é a questão da edição, se você observar os livros jurídicos costumam ter várias edições, tem livros que está na 50ª edição, porque todo ano nós temos muitas leis que saem, às vezes eu estou com o livro na gráfica e tenho que parar e jogar fora o que já foi impresso porque mudou alguma lei que tem impacto ali”, contou. O editor ainda explicou as diferenças na produção e a necessidade de viver entre a “agilidade e a precisão”. “Você tem que conferir tudo o que o ator cita, a informação que está ali tem que ser precisa”, explicou.

Viver sempre atualizado com as leis, os micropúblicos que demandam uma atenção maior a cada época do ano, as mudanças na demanda e a importância que o livro impresso tem nesse mercado fizeram parte da nossa conversa com Henderson. “A massa do leitor jurídico ainda prefere o livro impresso e ainda prefere trocar edição por edição, é um comportamento curioso”, contou acrescentando que esse mercado ainda é muito conservador. “É um mercado que reage com mais dificuldades às inovações”.

O design do livro, a mudança no perfil do consumo do conteúdo, as vendas no último ano e como contornar a crise, tudo foi discutido com nosso convidado, que também tirou nossas dúvidas sobre alguns temas e deu sua opinião: é preciso ser formado em direito para ser um editor de livros jurídicos?

No Giro de notícias conversamos sobre o anúncio da programação da Flip, o livro de Will Smith comprado pela Record, a repercussão do caso de Izaura Mendes, que acusou o padre Marcelo Rossi de plágio, o resultado do primeiro semestre da Saraiva e as novidades da 61ª edição do Prêmio Jabuti que abriu as inscrições na última semana.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro, e do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes Google Podcasts e Overcast.


Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
O porta-a-porta é o terceiro canal de vendas de livros no Brasil. Edição especial do Podcast do PublishNews fala um pouco sobre esse setor.
O Podcast do PublishNews recebeu Pedro Miliet, consultor em tecnologia digital em acessibilidade, para falar sobre o mercado de livros acessíveis
Podcast do PublishNews dessa semana recebe Marcelo Gioia, country manager da Bookwire
Ismael Borges é o convidado dessa semana do Podcast do PublishNews. Na conversa com a nossa equipe, falou do desempenho do varejo de livros ao longo de 2019.
Podcast do PublishNews dessa semana recebe Marcos Issa Benuthe, que se prepara para abrir a Gutenberg, a livraria anexa ao Bar Mercearia São Pedro
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Atuando em diversos dos elos da cadeia do livro, entrevistado da PublishNewsTV dessa semana fala da sua trajetória e de como tenta ponderar os interesses dos diversos elos da cadeia do livro
Gustavo Martins explica como funciona o Spinbot, um programa de disfarce literário e plágio
O porta-a-porta é o terceiro canal de vendas de livros no Brasil. Edição especial do Podcast do PublishNews fala um pouco sobre esse setor.
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Acho que cada um escolhe ter voz pública ou não.
Dulce Maria Cardoso
Escritora portuguesa
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar