Por dentro do mercado dos livros jurídicos
PublishNews, Redação, 20/05/2019
O Podcast do PublishNews dessa semana deu espaço para os livros jurídicos e recebeu Henderson Fürst, editor jurídico na Editora Forense, Atlas e Método, do GEN

Há um bom tempo o Podcast do PublishNews queria saber mais sobre os bastidores dos livros jurídicos e para responder nossas dúvidas convidamos Henderson Fürst, editor jurídico na Editora Forense, Atlas e Método, do Grupo Editorial Nacional (GEN) e colunista do PN.

Apresentador do Prêmio PublishNews nas horas vagas, Henderson falou sobre o “mundo dos livros jurídicos”, como entrou para esse mercado e sobre as diferenças entre o mercado dos livros jurídicos para o de livros gerais. “Uma diferença muito marcante é a questão da edição, se você observar os livros jurídicos costumam ter várias edições, tem livros que está na 50ª edição, porque todo ano nós temos muitas leis que saem, às vezes eu estou com o livro na gráfica e tenho que parar e jogar fora o que já foi impresso porque mudou alguma lei que tem impacto ali”, contou. O editor ainda explicou as diferenças na produção e a necessidade de viver entre a “agilidade e a precisão”. “Você tem que conferir tudo o que o ator cita, a informação que está ali tem que ser precisa”, explicou.

Viver sempre atualizado com as leis, os micropúblicos que demandam uma atenção maior a cada época do ano, as mudanças na demanda e a importância que o livro impresso tem nesse mercado fizeram parte da nossa conversa com Henderson. “A massa do leitor jurídico ainda prefere o livro impresso e ainda prefere trocar edição por edição, é um comportamento curioso”, contou acrescentando que esse mercado ainda é muito conservador. “É um mercado que reage com mais dificuldades às inovações”.

O design do livro, a mudança no perfil do consumo do conteúdo, as vendas no último ano e como contornar a crise, tudo foi discutido com nosso convidado, que também tirou nossas dúvidas sobre alguns temas e deu sua opinião: é preciso ser formado em direito para ser um editor de livros jurídicos?

No Giro de notícias conversamos sobre o anúncio da programação da Flip, o livro de Will Smith comprado pela Record, a repercussão do caso de Izaura Mendes, que acusou o padre Marcelo Rossi de plágio, o resultado do primeiro semestre da Saraiva e as novidades da 61ª edição do Prêmio Jabuti que abriu as inscrições na última semana.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro, e do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes Google Podcasts e Overcast.


[20/05/2019 06:00:00]