Bonnier diz não à Storytel na Suécia
PublishNews, Redação, 10/04/2019
Maior grupo editorial sueco decide não distribuir seus novos lançamentos na maior plataforma de audiolivros da Escandinávia.

Sara Börsvik, chefe de operações da Bonnier, informou que os novos audiolivros do grupo não estarão mais na Storytel | © Maria Annas, Divulgação
Sara Börsvik, chefe de operações da Bonnier, informou que os novos audiolivros do grupo não estarão mais na Storytel | © Maria Annas, Divulgação
A Bonnier, maior grupo editorial sueco, anunciou nesta quarta-feira (10) que não disponibilizará mais seus futuros lançamentos em audiolivro na Storytel, a exitosa plataforma de assinatura de audiolivros e e-books. “Neste momento, nós na editora Bonnier não estamos de acordo nem com o nível de remuneração a partir de agora nem com a forma que podemos trabalhar juntos os nossos títulos”, declarou Sara Börsvik, chefe de operações da editora Bonnier.

Na prática, a Bonnier acha que o pagamento por livro escutado feito dentro do modelo de revenue share da Storytel é muito abaixo. Além disso, segundo a revista setorial sueca Boktugg, o grupo editorial sueco prefere uma remuneração fixa por livro.

Ainda segundo a Boktugg, Dan Panas, chefe de comunicação da Storytel, fez a seguinte declaração: “Neste momento, eles [Bonnier] exigem que a Storytel perca dinheiro cada vez que um novo título da Bonnier é escutado. Em outras palavras, a Bonnier quer um chantilly só para eles e quer que a Sotorytel pague a conta”.

Os audiolivros da Bonnier continuarão sendo distribuídos às demais plataformas ou lojas virtuais suecas, como a Nextory, Adlibris, Bokus e a BookBeat – esta última parte do grupo Bonnier. A decisão ocorre na véspera do lançamento do audiolivro En bur av guld, da autora best-seller Camilla Läckberg, o qual, portanto, não estará disponível na plataforma da Storytel.

Resta agora esperar para saber se um acordo será alcançado ou se os lançamentos da Bonnier ficarão definitivamente fora do catálogo da Storytel. E, neste caso, qual seria a reação da plataforma de audiolivros, uma vez que ela controla a segunda maior editora sueca, a Norstedts, que neste momento distribui seus audiolivros na BookBeat, que é uma empresa Bonnier.

[10/04/2019 11:48:21]