Lobato repaginado
PublishNews, Redação, 09/04/2019
Projeto da FTD Educação apresenta a obra do maior escritor da literatura infantojuvenil brasileira, repaginada, em seis coleções que cobrem das histórias infantis aos contos adultos

No ano em que as obras de Monteiro Lobato entraram em domínio público, várias editoras decidiram publicar as histórias criadas pelo autor e a FTD não ficou atrás. A editora decidiu publicar seis coleções — cinco delas criadas exclusivamente para compreender e apresentar o universo lobatiano — que reúnem um cuidadoso acervo, com grandes títulos do pai da literatura infantojuvenil brasileira.

As edições respeitam o texto original e contemplam a obra infantil, juvenil e adulta do escritor, além de oferecer adaptações para outras linguagens, como a do teatro, e livros derivados de sua obra. Além disso, todos os livros contam com materiais de apoio para pais e professores e com um projeto pedagógico a ser desenvolvido, ao longo do ano, em sala de aula. Reinações de Narizinho, por exemplo, está dividida em uma coleção com 11 títulos. A transformação de cada capítulo num livro individual resgata o movimento do próprio Lobato, que publicou, ao longo da década de 1920, as histórias em momentos diferentes e em livros separados. Já a coleção Lobato em Cena, que traz numa mesma edição textos de Lobato em duas linguagens: em prosa e em adaptação para teatro.

Para as ilustrações, foram escolhidos artistas premiados como Nelson Cruz e Marilda Castanha, e jovens, como Ana Matsusaki e Zansky, que trabalham com linguagens variadas.

Meu primeiro Lobato: a partir dos 3 anos. Reúne histórias curtas de livros da obra infantil e adulta de Monteiro Lobato, acompanhadas de ilustrações que enriquecem a narrativa. Indicada para estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a coleção pode ainda ser lida desde a Educação Infantil, com mediação de um adulto.

Reinações de Narizinho: a partir dos 9 anos. Coleção é composta de 11 livros, cada um dos quais correspondente a um episódio do livro Reinações de Narizinho. A obra conta as primeiras aventuras de Narizinho, Pedrinho, Emília e Visconde de Sabugosa no Sítio de Dona Benta.

Lobato em cena: a partir dos 9 anos. Na coleção Lobato em Cena, o leitor encontra um texto teatral e um texto em prosa. O livro traz ainda personagens para serem recortados e páginas que, desdobradas, se tornam cenário para os leitores reproduzirem cenas da história.

Maravilhas de Lobato: a partir dos 11 anos. A coleção reúne uma seleção das obras-primas infantis de Monteiro Lobato. Cada volume traz um texto de orelha assinado por um reconhecido escritor contemporâneo, uma biografia de Monteiro Lobato escrita pelo poeta Fernando Paixão, notas apresentadas por um personagem do livro nas margens laterais, glossário, o Caderno de citações do Visconde de Sabugosa, com citações literárias e históricas da própria obra acompanhadas de comentários sabidíssimos, além de um mapa do Mundo das Maravilhas.

Os doze trabalhos de Hércules: a partir dos 11 anos. A coleção é composta de 12 livros, cada um deles sobre um dos trabalhos que o rei Euristeu designou a Hércules. Cada volume da coleção inclui apresentação, glossário e Enciclopédia helênica, assinados por Adriane da Silva Duarte, além da biografia de Monteiro Lobato escrita pelo poeta Fernando Paixão. Inclui também um mapa dos doze trabalhos.

Almanaque dos grandes clássicos da literatura: a partir dos 13 anos. Cada volume da coleção traz informações organizadas em um almanaque, as quais abordam a vida, a obra e a época do autor em um projeto gráfico moderno. Ocupando cerca de quinze páginas, o almanaque apresenta farta iconografia e ilustrações. A edição também conta com dois textos de especialistas nas seções A chave para descobrir os clássicos e Convite à leitura, além de um posfácio do organizador da obra.

[09/04/2019 06:00:00]