Com obras sobre Machado de Assis, Imprensa Oficial de SP volta a investir em literatura
PublishNews, Leonardo Neto, 09/04/2019
Primeiro livro será lançado no próximo dia 22 e ainda em 2019 sairão uma nova edição atualizada do ‘Dicionário de Machado de Assis’ e uma coletânea de fac-símiles de capas e folhas de rosto de diversas primeiras edições da obra do autor

Prestes a completar 180 anos, Machado de Assis ganhará a atenção da Editora da Imprensa Oficial de São Paulo | © Marc Ferrez
Prestes a completar 180 anos, Machado de Assis ganhará a atenção da Editora da Imprensa Oficial de São Paulo | © Marc Ferrez
Uma lei de 2003 conferiu à Imprensa Oficial do Estado de São Paulo o status de editora e deu a ela autonomia para publicar seus próprios livros, revistas e outras publicações de interesse público. Os anos que se seguiram, até 2011, foram especialmente frutíferos. Nesses sete anos, a editora da Imprensa Oficial publicou mais de 500 títulos e arrebanhou 23 Prêmios Jabutis, incluindo dois Livros do Ano: Monteiro Lobato Livro a Livro, de Marisa Lajolo e João Carlos Ceccatini, em 2009, e Resmungos, de Ferreira Gullar, em 2007.

Com a saída de Hubert Alquéres, em 2011, a produção caiu bastante. O último balanço da estatal, referente a 2018, relata que foram produzidos 11 títulos, entre edições e coedições, e vendidos oito mil exemplares, pouco diante dos monumentais lançamentos coletivos que a Imprensa Oficial fazia nos seus áureos tempos. Muitas dessas obras da produção recente, eram livros com forte apelo jurídico, como o caso do livro 1988-2018 – 30 anos da Constituição Federal do Brasil, que reúne artigos de juristas organizados pelos professores Belisário dos Santos Junior e Rafael Valim.

Capa de 'Escritor por escritor - Machado de Assis segundo seus pares'
Capa de 'Escritor por escritor - Machado de Assis segundo seus pares'
Com a recente nomeação de Nourival Pantano Jr. a diretor-presidente, a Imprensa Oficial deve retomar – não com o mesmo viço e vigor – a produção de livros de interesse mais amplo. O primeiro livro que marca essa retomada é o primeiro tomo da série Escritor por escritor – Machado de Assis por seus pares (408 pp, R$ 80), que mostra faces do Bruxo do Cosme Velho reveladas por outros escritores. Estão ali o discurso fúnebre feito por Rui Barbosa na Academia Brasileira de Letras; um texto deixado por Mário de Andrade por ocasião do centenário de Machado e ainda outros textos feitos por nomes como Lima Barreto, Monteiro Lobato, Euclides da Cunha e Olavo Bilac.

Os escritos foram garimpados em acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa, Biblioteca Nacional, Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), Instituto de Estudos Brasileiros e Biblioteca Florestan Fernandes; compilados por Hélio de Seixas Guimarães e Ieda Lebensztayn e compreendem o período que vai de 1908 a 1939. O livro reúne ainda fotografias inéditas em livros da coleção Sebastião Lacerda, do acervo do Instituto Moreira Salles que retratam a época machadiana, além de caricaturas de J. Bosco especialmente compostas para a edição. O livro será lançado no próximo dia 22, às 19h, na Livraria da Imprensa Oficial (Rua XV de Novembro, 318, Centro – São Paulo / SP), que será repaginada especialmente para este lançamento.

“A ideia é voltar com a essência da Editora da Imprensa Oficial”, disse Cecília Scharlach, responsável pelos projetos editoriais da casa, em um encontro que teve com o PublishNews na sede da empresa na Mooca, bairro tradicional da Zona Leste de São Paulo. “Queremos levar ao público o melhor da literatura paulista, livros que alcancem nichos específicos e mais difíceis de se alcançar. É uma obrigação do poder público garantir isso”, completou Nourival.

Está no prelo da editora, além do segundo tomo do livro de Hélio e Ieda que vai compreender o período de 1940 a 2008, um outro que vai reunir fac-símiles de capas e folhas de rosto de diversas primeiras edições da obra de Machado de Assis que compõem o acervo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Está prevista ainda para esse ano a reedição do Dicionário de Machado de Assis, de Ubiratan Machado, que chegará às livrarias acrescida de 100 novos verbetes sobre o autor. “Em junho agora completa 180 anos de nascimento de Machado de Assis. É nosso papel resgatar a centralidade desse autor”, explica Nourival sobre a presença maciça da obra machadiana no prelo da casa.

Ficará ao cargo da editora também a publicação da Revista da Biblioteca Mário de Andrade. Dois números devem sair em breve: um dedicado a Monteiro Lobato e outro a Clarice Lispector.

[09/04/2019 10:30:00]