A teimosia de uma vendedora de livros
PublishNews, Rosália Meirelles*, 03/12/2018
Rosália Meirelles voltou da Feira da USP cansada, mas feliz com o corpo-a-corpo com os leitores. Nessa crônica, ela, que tem 25 anos de estrada no livro, conta um pouco sobre o que acha dessas feiras.

Aos 26 anos, quando fiz a primeira bienal, cansei. Mas passou rápido e peguei um gosto assustador pela coisa. Com o passar do tempo, o gosto aumentou e o corpo se acostumou. Hoje, no entanto, depois de 25 anos de estrada, o gosto não acabou, mas o corpo foi se queixando. E eu dizendo a cada uma que se apontava chegar: “tô ficando velha e não dou mais conta”. Mas meu sobrenome é Teimosia!

Diferente das bienais, a Feira da USP, que acabou ontem, nos faz vender, divulgar, mostrar, falar alto, insistir na venda, contar histórias, falar preço a cada segundo... e é das melhores formas de vender e de estar pertinho do comprador. Amo! Mas cansa pra cacete!!!

O mercado passa por uma “provação” e estamos lá, tentando e remando como podemos. Por gosto, por necessidade, por teimosia. A minha aposentadoria ainda demora (se é que um dia vai sair), mas fico pensando que quero parar cansada fisicamente e feliz por ter lido tanto, contado tanto, divulgado tanto, vendido e doado o tanto que pude pra todos terem o prazer da leitura.

Parei várias vezes e fiquei pensando como é a vida do feirante; acordar, carregar, dirigir, vender, gritar, comer mal, carregar de novo, voltar pra casa com o corpo acostumado a esse mal trato.

Do trabalho intelectual ao braçal, todos cansam, todos nos estressam e nos dão prazer. Que bom!

Façamos mais feiras, eventos, cantinhos de contação de histórias... Vamos vender livros!


* Rosália Meirelles começou a sua carreira em 1990 como autora de livros interativos infantis que ela mesma vendia em livrarias e lojas de brinquedos pedagógicos. Mas foi em 1993 que começa a trabalhar como livreira, na livraria do antigo Espaço Banco Nacional de Cinema. Posteriormente, teve passagens pelos departamentos comercial e de marketing de casas como Companhia das Letras, Girafa, Conrad, Peirópolis, Berlendis, Panda, Nova Alexandria, Mercúrio Jovem, Biruta, Manole e V&R onde trabalha desde 2011.

[03/12/2018 10:00:00]