‘Small is beautiful’: Uma conversa franca com Alexandre Martins Fontes
PublishNews, Redação, 12/11/2018
Editor e livreiro foi o convidado do Podcast do PublishNews. No papo que teve com nossa equipe, Martins Fontes disse que livrarias em crise deram passo maior do que as pernas.

“Nada, absolutamente nada se compara a isso que estamos vivendo hoje”, assim começou a conversa que o editor e livreiro Alexandre Martins Fontes teve com a equipe do PublishNews durante a gravação do Podcast dessa semana. Ele foi convidado justamente para falar sobre a crise – apontada por muitos como sem precedentes na história editorial e livreira do Brasil – que tem tirado o sono de muita gente que trabalha com livros no País. 

Na conversa, Alexandre foi franco ao analisar o cenário e conclui: “deram um passo maior do que as pernas. Isso vale muito para a Cultura, mas num certo sentido vale para a Saraiva também que acabou crescendo mais do que deveria, com custos muito altos e tal”. 

Citando a sua livraria na Avenida Paulista, Martins Fontes comentou também sobre o modelo de consignação, em vigência no mercado livreiro brasileiro: “É impossível que a gente consiga comprar todos os livros que estão ali dentro. A livraria não tem como absorver tudo o que se produz e muita coisa boa está sendo produzida, inquestionavelmente. Então, não vejo o fim do modelo de consignação”. 

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro, e do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial.

[12/11/2018 11:15:00]