Sharjah Publishing City um ano depois
PublishNews, Leonardo Neto, 31/10/2018
Zona franca da indústria do livro no emirado considerado a capital do livro no mundo árabe completou um ano e conquistou 20 empresas vindas do Reino Unido, China e do próprio país

Estima-se que o mundo árabe importa anualmente mais de US$ 1 bilhão em livros e outros materiais gráficos. Estimativas dão conta também que, na região, vivam 370 milhões de pessoas e que só o mercado editorial dos Emirados Árabes Unidos deve triplicar de tamanho até 2030, alcançando US$ 650 milhões. Foi com esses números na cabeça que a Sharjah Book Authority lançou, há exatamente um ano, a Sharjah Publishing City (SPC), uma espécie de hub de empresas editoriais em pleno Oriente Médio, com subsídios governamentais e isenção fiscal. A ideia é que editoras, gráficas, distribuidores, agentes e toda sorte de empresas ligadas ao mundo do livro possam se instalar ali para se comunicarem não só com o mundo árabe, mas também com Ásia, África e até a Europa.

A Sharjah Publishing City foi inaugurada oficialmente em outubro de 2017 pelo Sheikh Sultan bin Mohammed Al Qasimi, governante de Sharjah e membro do Conselho Supremo Federal | © Divulgação
A Sharjah Publishing City foi inaugurada oficialmente em outubro de 2017 pelo Sheikh Sultan bin Mohammed Al Qasimi, governante de Sharjah e membro do Conselho Supremo Federal | © Divulgação
No seu primeiro ano de vida, a zona franca do livro, que ocupa uma área de cerca de 100 mil m², conquistou 20 empresas vindas do Reino Unido, da China e, claro, dos Emirados Árabes Unidos e recebeu a instalação de uma planta de impressão por demanda operada pela Ingram. Além disso, a SPC abriga as entidades locais do livro, como a Emirates Publishers Association, Arab Children's Book Publishers Forum e a Arab Writers Union.

Os editores internacionais que quiserem aderir à Sharjah Publishing City devem preencher formulários e submeter documentação. Uma vez aprovada a candidatura, é enviada uma licença e as chaves para acessar o depósito e/ou o escritório da empresa em Sharjah. Isso acontece junto com a emissão dos vistos de permanência no país.

Um escritório na Sharjah Publishing City pode custar a partir de US$ 370 anuais e isso inclui estacionamento, limpeza das áreas comuns, além de pagamento de taxas básicas como as de água e energia. Cada escritório, que tem 25 m², dá direito a até cinco vistos de permanência no emirado. Os editores que optarem, além do escritório, por um depósito para armazenar seus livros terão que desembolsar uma anuidade de US$ 16,3 mil por um espaço de 125 m²; US$ 29,9 mil por 250 m², ou US$ 43,6 mil por 400 m².

Além disso, dará aos inquilinos privilégios como isenção de impostos e linhas especiais de financiamento.

Tags: Sharjah 2018
[31/10/2018 06:32:00]