
Esse foi um dos fatores que levou a Feira do Livro de Frankfurt a eleger o país como o homenageado na sua edição de 2019. Em uma concorrida conferência de imprensa na manhã desta quinta-feira, em Frankfurt, a ministra da Cultura da Noruega e representantes do Norla apresentaram alguns destaques da sua participação no ano que vem.
“Ser homenageado em Frankfurt é uma oportunidade sem igual para a Noruega”, disse Trine Skei Grande, ministra da Cultura do país. “Nossos autores e artistas estarão, assim, fazendo parte da discussão global sobre arte e liberdade de expressão, assuntos que fizeram da Feira do Livro de Frankfurt uma grande plataforma”, completou.
Quem deu as boas-vindas à Noruega foi Juergen Boos, diretor geral da Feira. Ele lembrou que a Noruega é o país número um em liberdade de expressão e isso é um prenúncio da força que o homenageado mostrará no ano que vem.
The dream we carry
O poema Det er den draumen, de Olav H. Hauge´s, serviu de norte para a comissão organizadora responsável pela apresentação da Noruega na Feira do Livro de Frankfurt em 2019. Escrito em 1982, o poema traz no seu primeiro verso o mote da programação: “the dream we carry”.
No programa, serão apresentados vários aspectos da arte e cultura norueguesas. Acontecerão exposições de artes visuais, concertos, performances teatrais, seminários e leituras durante em várias cidades alemãs durante todo o ano de 2019. O programa estará focado particularmente na cooperação com livreiros. Com isso a Noruega quer que cada livraria – seja na Alemanha ou no seu próprio território – celebrem a literatura do país nórdico.
A Feira do Livro de Frankfurt de 2019 acontece de 16 a 20 de outubro.