PublishNews ahora en español
PublishNews, Redação, 24/09/2018
Essa semana o PN está pintado de vermelho para anunciar o nascimento do PublishNews em Espanhol, que chega com a ousada missão de cobrir todo o mercado de livros dos países ‘hispanoablantes’

Do Peru à Guiné Equatorial; da Ilha de Páscoa à Ibiza; da Cidade do México à Patagônia; de Madrid a El Aiune. A partir de outubro, editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais da indústria editorial do livro de todo o mundo “hispanoablante” terão a sua mão um veículo para chamar de seu.

É que o PublishNews lança, no dia 1º do próximo mês, o seu portal em espanhol. “Eu e o Léo [Leonardo Neto, editor do PublishNews] sempre fomos contatados por pessoas dos países vizinhos querendo fazer alguma coisa semelhante. Nunca aconteceu. Para mim até parecia uma coisa meio arrogante, mas a verdade é que a gente não encontrou nenhum veículo parecido com o PublishNews em espanhol em nenhum país de língua espanhola e são mais de 20!” comentou Carlo Carrenho, fundador do PN na sua participação do Podcast do PublishNews dessa semana.

Carrenho explica que a ideia é repetir o modelo do PublishNews, só que com notícias em espanhol para todo o mercado de língua espanhola. No Podcast, ele ressaltou que trata-se do PublishNews em Espanhol e não o PublishNews Espanhol, já que a ideia é que ele traga notícias sobre os diversos países que compõem a comunidade de países de língua espanhola e não apenas da Espanha. “Esse é um desafio hercúleo”, comentou.

Para viabilizar o projeto, o PublishNews se associou a La Lectora Futura, que já vinha fazendo uma espécie de clipping de assuntos relacionados ao mercado editorial na Espanha. Lembrando que o PublishNews nasceu, há 17 anos, como um clipping desse segmento e, ao longo dos anos cresceu ao ponto de se tornar o maior e mais importante veículo do setor no Brasil e um dos mais respeitados no mundo, participando de projetos internacionais com parceiros nos quatro cantos do mundo.

A redação do PublishNews em Espanhol será sediada em Madrid e terá como editor o jornalista Lorenzo Herrero, que também participou do Podcast. A ideia é que alguns conteúdos possam ser partilhados entre os dois veículos. Isso contribuirá para a diversificação de temas no PublishNews, trazendo aos nossos assinantes tendências, ideias e ações que já acontecem nos mercados “hispanoablantes” que podem servir de alguma forma para o Brasil. O caminho inverso, evidentemente, servirá para que os profissionais dos países de língua espanhola conheçam as inovações do mercado brasileiro.

Além do portal, que entra no ar em outubro, o PublishNews em Espanhol proporá revistas impressas para as principais feiras desses mercados. Para a Liber – Feira Internacional do Livro de Barcelona (3 a 5/10), a nossa redação de Madrid prepara uma edição experimental, com tiragem de divulgação, que servirá de amostra do projeto. Além disso, o leitor mais atento percebeu que o PublishNews se vestiu de vermelho para celebrar essa novidade. 

Confira abaixo a íntegra do Podcast do PublishNews dessa semana que contou com a participação de Carrenho e Herrero. Além de anunciarem o nascimento do nosso irmão caçula, eles e a nossa equipe do Brasil comentaram aquilo que foi notícia na semana passada, com destaque para as novidades da Feira do Livro de Frankfurt, o fechamento da Fnac da Av. Paulista e a ação da Storytel para ampliar a sua presença geográfica, em especial na América Latina.

Além disso, Antonio Martín, da La Lectura Futura, e Carrenho concederam uma entrevista a Herrero que sairá na revista número zero do PublishNews em Espanhol. O leitor do PN terá a chance de ler essa entrevista em primeira mão clicando aqui.

[24/09/2018 09:30:00]