Lojas físicas servirão ‘para o fortalecimento da marca’, diz Cultura sobre seu futuro
PublishNews, Redação, 19/09/2018
Depois de fechar cinco lojas Fnac nas duas últimas semanas, rede de livrarias se pronuncia

Nas duas últimas semanas, a Livraria Cultura confirmou o fechamento de cinco lojas da Fnac no Brasil, restando, até o momento, apenas a loja de Goiânia aberta. Em nota enviada aos jornalistas na manhã desta quarta-feira (19), a livraria se posiciona reafirmando o que o PublishNews já havia dito: está em curso um plano de reestruturação da rede que prevê “manter unidades com boa performance, qualificar a experiência do cliente em loja e crescer significativamente no e-commerce”. A nota diz que é certo que não serão mantidas lojas deficitárias e lembra que a rede francesa "desistiu de atuar no Brasil no passado recente e o atual cenário de incertezas não nos permite fazer apostas arriscadas". Na mesma nota, a empresa diz que, dentro desse plano estratégico, “os ambientes físicos estarão mais voltados para o fortalecimento da marca, ações específicas de marketing, engajamento com consumidor e relacionamento”.

Leia abaixo a íntegra da nota:

Nota da Livraria Cultura para imprensa

Diante dos pedidos de informação sobre o fechamento de unidades da rede Fnac no Brasil, reiteramos que a empresa não comenta as suas operações.

No entanto, em virtude do alto número de solicitações, esclarecemos que a Livraria Cultura está seguindo rigorosamente o plano estratégico que traçou para os próximos anos: manter unidades com boa performance, qualificar a experiência do cliente em loja e crescer significativamente no e-commerce.

Seguindo estes eixos, é certo que não manteremos lojas deficitárias. A Fnac francesa desistiu de atuar no Brasil no passado recente e o atual cenário de incertezas não nos permite fazer apostas arriscadas.

Nossa estratégia, como já de conhecimento público, é a de ficar com poucas e ótimas lojas, buscando oferecer um serviço impecável ao consumidor.

Quanto ao canal digital, reforçado com a incorporação da Estante Virtual em 2017, a maior plataforma de e-commerce de livros na América Latina, ele já é -- e será -- o meio de vendas mais importante para a empresa, enquanto que os ambientes físicos estarão mais voltados para o fortalecimento da marca, ações específicas de marketing, engajamento com consumidor e relacionamento.

Algumas novidades confirmam esse direcionamento. Em setembro, a Faber Castell inaugurou espaço de 900 m2, dedicado à inovação e criatividade, na Livraria Cultura do Market Place (SP). Em outubro, iremos oferecer mais uma grife culinária em nossas lojas, parceria feita com o Varanda Grill. São dois exemplos de que as nossas lojas irão cada vez mais aliar cultura, experiência e entretenimento.

E obviamente, falando em novos conceitos, toda a experiência multicanal que já fazemos há mais de 20 anos será aprimorada com os serviços do Eva Labs -- laboratório de inovação sediado no Rio de Janeiro, com um time de engenheiros que pensa, todos os dias, em como encantar nossos clientes. Este sempre foi, e continuará sendo, nosso maior desafio.

[19/09/2018 10:40:00]