O Prêmio Oceanos e o Itaú Cultural divulgaram a lista dos semifinalistas da sua edição de 2018. Além das 60 obras que se classificaram para a fase intermediária, o prêmio também divulgou os nove jurados que definirão os 10 finalistas.
Depois de ter iniciado no último ano o seu processo de ampliação a fim de promover o intercâmbio editorial e difundir autores de diferentes nacionalidades para além das fronteiras de seus países de origem, o prêmio teve 1.364 livros inscritos de 346 editoras diferentes. Agora, na fase intermediária, 34 diferentes editoras publicaram os 60 semifinalistas que contém 18 editoras do Brasil com 33 autores; 11 de Portugal, com 16 autores; duas de Moçambique, com quatro autores, e uma editora de Cabo Verde com um autor. E pela primeira vez no prêmio haverá três semifinalistas nascidos em países em que o português não é língua oficial ou de expressão, mas que o adotam como idioma literário: a escritora romena Golgona Anghel, o espanhol Alfonso Pexegueiro, ambos publicados em Portugal, e a suíça Prisca Agustoni, publicada no Brasil.
O regulamento prevê uma lista de 50 semifinalistas, a partir das notas atribuídas por 73 jurados, sendo que cada livro, nessa fase inicial, é lido por três diferentes jurados. Porém, empates técnicos nas últimas colocações, por diferenças de centésimos de pontos, determinaram a inclusão de 10 livros, totalizando 60 títulos: 31 romances, sete contos e 22 livros de poesia. Todos eles concorrem entre si, já que o Oceanos 2018 premia as quatro melhores obras de 2017 sem distinção de gênero literário.
A lista completa com os semifinalistas você confere clicando aqui. Os finalistas serão divulgados no fim de outubro.